Questões de Biologia da CEC Concurso

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da CEC Concurso

Qual destas atribuições NÃO cabe ao profissional Técnico em Laboratório:

O garrote é um artefato utilizado durante a coleta de sangue para facilitar a localização das veias, tornando- as proeminentes. Qual o tempo ideal que este instrumento deve ser deixado no braço do paciente em uma coleta de sangue habitual?

Com a crescente preocupação mundial com a tuberculose, os laboratórios de Microbiologia têm sido cada vez mais exigidos em relação à rapidez do diagnóstico. Uma variedade de técnicas está sendo implantada nos laboratórios para acelerar o diagnóstico, mas as técnicas convencionais ainda ocupam um espaço importante na rotina laboratorial. O perfil de sensibilidade das cepas de M. tuberculosis passou a ter um papel extremamente importante para o clínico, já que a sensibilidade às drogas tradicionais tinha sofrido algumas mudanças, o que ocasionava sérias dificuldades no tratamento. Além do aparecimento de cepas multirresistentes de M. tuberculosis, aparecerem as infecções por outras espécies de micobactérias, como por exemplo M. avium, nestes pacientes, levando a quadros graves.

Com base no quadro apresentado, analise as afirmações com relação ao diagnóstico laboratorial de micobactérias:

I. Todas as amostras clínicas, exceto sangue e medula óssea, devem ser examinadas por algum método de coloração, para a presença ou não de bacilos álcool- -ácido resistentes, usando-se as técnicas de Ziehl- Neelsen, Auramina ou Kinyoun.

II. A coloração de Kinyoun é indicada não só para micobactérias, mas também para Nocardia spp. e outros bacilos Gram positivos ramificados que se coram fracamente pela coloração de Ziehl-Neelsen.

III. Algumas amostras podem apresentar flora mista de bactérias e devem ser tratadas para minimizar o crescimento de microrganismos contaminantes, que crescem mais rápido, impossibilitando o crescimento das micobactérias. Portanto, materiais biológicos como líquor, sangue, medula óssea e biópsias devem ser tratados antes de serem semeados nos meios apropriados.

IV. O N-acetil-L-cisteína/NAOH 2% é um potente agente mucolítico e favorece a utilização de concentrações baixas do descontaminante sem prejudicar a recuperação de micobactérias. A desvantagem é que a solução deve ser preparada diariamente porque ela perde a atividade após 24 horas.

V. Ácido oxálico a 5% é o método de escolha para processar amostras contaminadas com Pseudomonas aeruginosa.

Com relação às afirmações acima:

Analise as seguintes afirmações:

(1) Parasitas são organismos que vivem em associação com outros seres, das quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro. Um processo conhecido por parasitismo.

(3) O efeito de um parasita no hospedeiro nunca é mínimo, sendo que quando um organismo é infectado, irá provavelmente morrer.

(9) Algumas espécies são parasitas apenas durante uma fase do seu ciclo de vida.

(14) Parasitas podem ser classificados segundo a parte do corpo do hospedeiro que atacam em: ectoparasitas e endoparasitas, que agridem respectivamente, a parte interior e a parte externa do corpo do hospedeiro.

(16) Parasitas facultativos podem atacar indivíduos de espécies diferentes, como é o caso das sanguessugas e mosquitos que se alimentam de sangue de diversos animais.

Assinale o valor da somatória das afirmativas INCORRETAS:

Giardia lamblia (1), Trichomonas vaginalis (2), Trypanosoma cruzi (3); Naegleria fowleri (4) são microrganismos patogênicos para o homem e que habitam diferentes partes do organismo humano, como o trato gastrointestinal, átrios, corrente sanguínea ou seus tecidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do material biológico mais favorável a ser examinado para um diagnóstico laboratorial positivo de um distúrbio causado por esses agentes, respectivamente, em cada caso:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis