Questões de Biologia da AMEOSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da AMEOSC

A partir do desenvolvimento da pesquisa sobre os vírus, foi possível identificar a existência de uma relação bioquímica entre a natureza molecular de cada tipo de vírus e certos receptores específicos da superfície das células, justificando o tropismo dos vírus por determinados tipos de tecidos. Dessa forma, os vírus são comumente classificados como pneumotrópicos, neurotrópicos, adenotrópicos, dermotrópicos, ou seja, de acordo com o tipo de célula com a qual se estabelece a relação bioquímica.

Marque a opção que associa corretamente o tipo e vírus com o local que ele acomete no ser humano.

Os seres vivos possuem características que os distinguem formando os cinco reinos, no entanto, independente do reino a que pertençam, todos os organismos vivos mostram certas características. Julgue os itens abaixo sobre as características dos seres vivos: 
I. Dentre os cinco reinos estudados, todos os organismos são compostos por células que executam determinadas funções, simples ou complexas, que garantem a sua sobrevivência de acordo com a escala evolutiva da espécie.
II. No reino plantae os organismos são considerados procariontes unicelulares, autótrofos e heterótrofos.
III. No caso do reino protista os organismos podem ser eucariontes unicelulares e pluricelulares, além de poderem ser autótrofos e heterótrofos.
Após análise, marque a opção CORRETA.

As DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) atualmente descritas como ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Podem ser transmitidas, principalmente, por contato sexual, no entanto, algumas dessas doenças podem ser transmitidas de mãe para filho por via placentária, dentre as opções abaixo, marque a alternativa que apresenta esse tipo de transmissão placentária.

As questões ambientais referentes à atividade econômica têm então ocupado espaço crescente de investimento, tornando-se um fator diferenciador de competitividade das empresas. A adoção de sistemas de gestão ambiental integrados ao negócio tem se constituído em objeto de preocupação por parte das empresas industriais, tornando-se, portanto, necessário e urgente, um posicionamento frente às exigências de mudança, em termos de gestão ambiental. A redução do impacto ambiental tornou-se uma exigência para as empresas que desejam continuar atuando no mercado, tanto nacional quanto internacional. 3 A situação mundial é alarmante: cerca de 100.000 substâncias químicas simples ou compostas têm uso comercial em todo o mundo, sendo que a cada ano até 2.000 novas substâncias são colocadas no mercado, alimentando uma produção anual de cerca de 400 milhões de toneladas.
O texto anterior escrito por Borelli E em 2011 apesar de já ter mais de uma década ainda insere um tema muito relevante e atual, que ainda se perpetua ao longo dos anos. Atualmente, está em alta no meio corporativo o tema ESG que é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance ou ambiental, social e governança e que corresponde às práticas adotadas por uma organização.
Dessa forma, abaixo estão os três pilares do ESG, analise: 
I. Refere-se às práticas corporativas voltadas ao meio ambiente, por exemplo, debate sobre aquecimento global, diminuição da emissão de carbono, poluição do ar e da água, desmatamento, gestão de resíduos, entre outros.

II. Está relacionado à responsabilidade social e ao impacto da empresa em prol da comunidade como respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, diversidade da equipe, segurança no trabalho, proteção de dados e privacidade, envolvimento com a comunidade, investimento social privado, entre outros.

III. Está ligado às políticas de administração da empresa como a conduta corporativa, composição do conselho, práticas anticorrupção, existência de um canal de denúncias, auditorias, entre outros.
Após análise, marque a opção que os correlaciona corretamente:

Na atividade agrícola trabalha-se em uma pequena porção do solo, a mais superficial, a qual é chamada de camada arável. O solo faz parte do meio-ambiente e está ligado a todos os seus outros componentes, como a água, as plantas, os animais e o homem. Na atividade agrícola o manejo do solo é algo indispensável, ela que é o conjunto de todas as práticas aplicadas a um solo visando a sua produção agrícola, em que são incluídas operações de cultivo, práticas culturais, práticas de correção e fertilização, entre outras. Uma das práticas de manejo de solo é a manutenção da matéria orgânica que tem papel fundamental tanto na fertilidade do solo quanto no seu condicionamento físico, além de manter a vida no solo. 
Fonte: https://ainfo.cnptia.embrapa.br
Nas alternativas abaixo estão dispostos os benefícios do solo que são ocasionados pela matéria orgânica, EXCETO.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis