Listagem de Questões sobre Geral
Os estudos relacionados aos impactos do fogo no cerrado têm permitido compreender melhor o próprio ecossistema, além de fornecerem bases científicas para o uso racional do fogo. Muitos desses estudos têm utilizado sítios experimentais com queimada planejada, para se avaliar os efeitos da periodicidade e da intensidade do fogo, tanto na flora como na fauna. Em estudo a respeito do impacto do fogo na floração de orquidáceas, coletas e observações foram realizadas por um período de oito meses, concluindo-se que o fogo pode ser um fator de indução de floração em algumas espécies de orquídeas do cerrado. Em outro estudo, a respeito do efeito das queimadas na fauna de lagartos, em que se registrou a freqüência de lagartos também por oito meses, concluiuse que menos de um terço das espécies estudadas podem ser apontadas como resistentes às queimadas, pois a maioria delas desapareceu dos sítios avaliados após as queimadas. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
No estudo a respeito dos lagartos, o ideal seria poder saber se os mesmos indivíduos permanecem na área queimada, mas essa informação não pode ser obtida pelo fato de não se poder marcar e recapturar lagartos como se faz com grandes mamíferos.
As orquidáceas constituem uma subordem.
Para se saber a densidade de orquídeas na área de estudo, podese fazer amostragem por área ou por transectos.
A aquacultura tem sido apontada como uma das alternativas para o fortalecimento socioeconômico de comunidades litorâneas, bem como para o fornecimento de alimentos de origem marinha (crustáceos, moluscos, algas), ricos em sais minerais. Embora semelhante estruturalmente às atividades agropecuárias, a aquacultura baseia-se no meio aquático e, em função disso, é sensível às variações desse ambiente, principalmente às poluições costeiras, sobretudo as originárias de derramamento de óleo. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A aquacultura pode ter impactos negativos ao equilíbrio da biodiversidade costeira, como, por exemplo, pela introdução de novas espécies e pela propagação de doenças, o que exige, entre outras medidas, a quarentena das matrizes.
A aquacultura não gera impactos sobre os manguezais pois aproveita a característica de berçário dos mangues.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}