Listagem de Questões sobre Geral
Dentre os temas estruturadores dos PCNEM citados abaixo, não pertencem ao ensino da biologia:
Interação entre os seres vivos.
Diversificação da vida
Qualidade de vida das populações.
Reconhecimento de transformações químicas.
Origem e evolução da vida.
Assinale a alternativa incorreta:
No Brasil, o direito ao aborto já é garantido pela legislação brasileira, em casos específicos como gravidez resultante de estupro.
No Brasil, a legislação ainda não garante a união civil entre pessoas do mesmo sexo com os mesmos direitos de uma união entre um homem e uma mulher.
É competência exclusiva do professor de Ciências a abordagem dos diversos aspectos sociais, econômicos, psicológicos e fisiológicos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, como álcool, maconha, solventes e cocaína.
Entre as conseqüências negativas do processo de globalização estão o aumento no tráfico de drogas, a "pirataria" e a falsificação de produtos como CDs e equipamentos eletrônicos, e o aumento do crime organizado em diversas regiões do planeta
Não existe um método único, padronizado para a avaliação da aprendizagem das Ciências entre as escolas públicas brasileiras.
Assinale a alternativa correta:
O uso da experimentação no Ensino de Ciências deve ser estimulado a partir dos últimos anos do ensino fundamental, pois o desenvolvimento cognitivo humano não permite a construção de inferências antes da adolescência
Temas relacionados à sexualidade tornam-se da competência exclusiva de professores de Ciências, por envolver essencialmente a morfo-fisiologia do corpo do adolescente.
Para o estudo da origem da vida e da evolução das espécies, a teoria do criacionismo é a que mais utiliza os conceitos de Genética e Embriologia.
Hepatitis B, herpes simples, candidíase e filariose podem ser transmitidos através da relação sexual.
O álcool é a substância psicoativa lícita mais consumida entre adolescentes brasileiros
Os professores de ciências naturais se deparam com grandes dificuldades no ensino de jovens dos 3º e 4º ciclos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais debatem as metodologias que podem ser empregadas para uma melhoria no nível de ensino. Assinale a alternativa correta em relação a esse parâmetro abordado:
As teorias científicas, por sua complexidade e alto nível de abstração não são passíveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental, portanto torna-se necessária a retirada desse conteúdo programático, pois os alunos não são capazes de construir suas competências.
São inúmeras as pesquisas buscando contribuir para o ensino que investigaram como crianças e jovens pensam sobre os diferentes conteúdos e elaboram idéias científicas. Como solução apresentada nessas pesquisas está a mobilização de conhecimentos adquiridos pela vivência e pela cultura do jovem relacionando aos conteúdos de aprendizagem ministrados na escola, trazendo o conteúdo social do aluno a realidade da aprendizagem escolar
Torna-se, de fato, difícil para os estudantes apreenderem o conhecimento científico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum; por isso o professor só deve trabalhar em sala de aula conceitos que sejam compatíveis com a realidade do aluno, situar o aluno neste confronto é necessário para o total entendimento do assunto.
A abordagem dos conhecimentos por meio de definições e classificações que devem ser memorizadas pelo estudante não contraria as principais concepções de aprendizagem humana, pois essa é a maneira pela qual o arcabouço teórico das Ciências foi construído, devendo ser ensinadas sob esta abordagem
Buscando superar a abordagem fragmentada das Ciências Naturais, diferentes propostas têm sugerido o trabalho com temas que dão ênfase aos conteúdos que permitem uma abordagem puramente subjetiva das disciplinas científicas, desde que não se trabalhe a interdisciplinaridade,
De acordo com os PCNEM, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, são responsabilidade dos sistemas de ensino de cada escola, as distribuições das competências ao longo dos anos de escolarização do ensino médio, bem como, a melhor maneira de desenvolvê-las. Dentre as proposições abaixo, assinale a que não diz respeito às competências de Biologia.
Representar dados obtidos em experimentos, na forma de gráficos, tabelas, esquemas e interpretá-los criticamente.
Avaliar a procedência da fonte de informação para analisar a pertinência e a precisão dos conhecimentos científicos
Elaborar um relatório de pesquisa sobre vantagens e desvantagens do uso de gás como combustível automotivo, dimensionando a eficiência dos processos e custos de operação envolvidos.
Avaliar a adequação de uso de procedimentos invasivos para o tratamento de determinadas disfunções.
Relacionar os avanços científicos e tecnológicos com a melhoria de vida das populações
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}