Questões sobre Ecologia e ciências ambientais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ecologia e ciências ambientais

A BR-485, também conhecida como Rodovia das Flores e Estrada dos Lírios, atravessa o Parque Nacional de Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, ligando o município de Itatiaia à Garganta do Registro, localizada na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ela está no ponto mais alto de todas as rodovias federais do Brasil, a 2460 metros acima do nível do mar. Durante quase todo o seu percurso, motoristas observam frequentes sinalizações de alertas de segurança para a direção sob névoa e neblina.
São fatores climáticos que interferem no clima e na formação das neblinas da BR-485:

Em 1883, a erupção vulcânica em Krakatoa foi tão violenta que a ilha desapareceu. O vulcão permaneceu ativo no fundo do oceano após algumas décadas, o que gerou o acúmulo de lava, permitindo que uma nova ilha se formasse e foi baizada de Anak Krakatau, que significa "Criança de Krakatoa". Algum tempo após as primeiras expedições para investigar esta ilha recém-formada, foram encontrados microrganismos, líquens e musgos. Quase um século depois da explosão, foram catalogadas cerca de 140 espécies de plantas, 40 espécies de pássaros e centenas de espécies de insetos.
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I. Com base na hipótese intermediária de distúrbio, infere-se que o evento ocorrido em Krakatoa é semelhante àqueles observados em áreas florestadas que sofreram frequentes queimadas para a manutenção de pastos, que foram posteriormente abandonados e se regeneraram pelo processo de sucessão ecológica.

PORQUE

II. Os liquens e musgos, primeiros organismos fotossintetizantes macroscópios a colonizar o local, permitiram que a ilha fosse posteriormente colonizada pelas plantas, pássaros e insetos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Estima-se que haja mais de 20 mil espécies de abelhas. Essenciais para a manutenção da biodiversidade e para a produção de alimentos, elas são as responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas. Contudo, as mudanças climáticas, o aumento de monoculturas e o uso de agrotóxicos têm sido apontados como as principais causas para o desaparecimento e a morte massiva destes animais.

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I. A extinção destes animais seria uma grave consequência para o equilíbrio dos ecossistemas do planeta, já que a relação ecológica estabelecida é o Mutualismo.

PORQUE

II. A relação interespecífica mutualística geralmente envolve a coevolução de adaptações relacionadas em ambas as espécies, como, por exemplo, as adaptações das plantas floríferas que atraem polinizadores específicos, com possíveis consequências negativas associadas à superespecialização floral caso o polinizador seja extinto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

“As mudanças climáticas têm sido alvo de discussões no mundo todo, motivando a adoção de políticas públicas que gerem possibilidades de uso de energias renováveis e diminuam a emissão de gases de efeito estufa. [...] Mais recentemente, percebeu-se o início da popularização das lâmpadas LED (Light Emitting Diodes)” (INMETRO). Considerando os dois modelos de lâmpadas, fluorescente e LED, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Fluorescente.
2. LED.
Coluna 2
( ) É o modelo mais econômico, porque consome menos energia para gerar a mesma iluminação.
( ) Composta de um tubo de vidro preenchido com gás inerte e vapor de mercúrio, com eletrodos localizados nas duas extremidades.
( ) Gera menos riscos à saúde humana e ao meio ambiente, pois não há mercúrio em sua composição.
( ) A tonalidade da luz pode variar usando-se combinações de materiais fosforosos diferentes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O gráfico abaixo representa a porcentagem cumulativa de perda de espécies por ano para cada um dos grupos de vertebrados:

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: IPBES. El País.

A elevada porcentagem de perda de espécies de anfíbios é uma questão preocupante a nível global, sendo resultado de diversos fatores. As principais causas potenciais do declínio global de anfíbios são, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis