Questões sobre Ecologia e ciências ambientais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ecologia e ciências ambientais

   A Mata Atlântica é caracterizada por elevada riqueza e endemismo de espécies, sendo um dos 25 hotspots de biodiversidade mundiais. No Parque Estadual Carlos Botelho, em São Paulo, uma área de Mata Atlântica no sudeste do Brasil, foram feitas buscas de espécies de anuros. Em um açude em área alterada, foram registradas 10 espécies (N = 518) e dominância de 46,7% de Hypsiboas albopunctatus, ao passo que, em uma lagoa em área preservada, 11 espécies (N = 656) e dominância de 36,0% de Dendropsophus giesleri. A riqueza ligeiramente maior e principalmente a menor dominância observada na área preservada indicam ser essa uma área que apresenta maior diversidade de espécies.

N = número de indivíduos coletados 

Internet: <www.scielo.br> (com adaptações). 


Considerando o texto precedente, julgue o próximo item.

Para garantir a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, são necessárias ações que limitem o desmatamento desse bioma constantemente ameaçado pela pressão demográfica exercida pela elevada parcela da população do país que habita essa região.

#Questão 974649 - Biologia, Ecologia e ciências ambientais, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico de Laboratório - Biologia - Edital nº 70

Um técnico de laboratório recebeu a incumbência de coletar, no campus da universidade, amostras que representassem as relações ecológicas entre os seres vivos.
Assinale a alternativa que apresenta o exemplar coletado pelo técnico de laboratório que corresponde à solicitação feita.

Um estudo realizado na bacia do rio Negro (AM) dosou a concentração de metilmercúrio (MeHg) encontrada em peixes componentes de uma certa cadeia alimentar.

Os dados obtidos estão mostrados na tabela a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Considerando a concentração média de mercúrio encontrada, pode-se afirmar que a(s) espécie(s)

As cabeceiras de um rio geralmente sofrem pouca pressão antrópica. Ao longo do curso d’água, no entanto, pode ocorrer a entrada de poluentes provenientes de indústrias e áreas urbanas.

O gráfico a seguir mostra a variação da concentração de certos componentes de um rio, bióticos ou abióticos, observada após o lançamento de esgoto orgânico in natura.

Imagem associada para resolução da questão


As curvas A e B correspondem, respectivamente,

“Conjunto de ilhas que ficam a 12 horas de barco de Macapá, no estado do Amapá, sofrem com o aumento da salinização das águas na foz do rio Amazonas. No período mais seco na região, entre os meses de setembro e novembro, com menos chuvas, o rio Amazonas tem uma vazão menor e o oceano tende a entrar um pouco mais no estuário, que é o ambiente aquático de transição entre um rio e o mar.”
(adaptado de https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencianacional/geral/audio/2021-10/quase-15-mil-pessoas-sofrem-com-salinizacao-do-rio-amazonas-no-amapa)

A entrada da água salgada nos rios cria maior pressão seletiva sobre os organismos 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis