Sobre Lavagem da vidraria, assinale a alternativa INCORRETA:
São medidas preventivas contra riscos biológicos, exceto:
Quando o laboratório recebe tubos de líquido cefalorraquidiano numerados de 1 a 3, utiliza o nº 1 na:
Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O heptacloro, apesar da sua toxidez, como qualquer outro inseticida, permite o surgimento de gerações de insetos mais resistentes a sua aplicação.
Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O heptacloro é mais tóxico e perigoso que o fotoeptacloro.
Em laboratório, a palavra esterilização significa:
Das opções abaixo, assinala aquele que NÃO mostra um método de esterilização:
Após um dia de trabalho no laboratório, onde você manteve contato com pessoas doentes e com diferentes tipos de material biológico, qual a conduta mais adequada antes de retornar para casa?
Um litro de água equivale a:
Sob o ponto de vista da agilidade de distribuição dos laudos dos exames realizados num laboratório e a devida identificação dos pacientes e do material a ser examinado, assinale a opção que mostra os avanços tecnológicos que possibilitaram uma considerável melhora nos atendimentos:
Assinale a opção que mostra uma conduta que deve ser evitada dentro de um laboratório de análise clínicas:
Ao sair do laboratório, você percebeu que um aparelho, o qual você não conhece e não sabe qual a sua finalidade, estava desligado, fora da tomada. O que lhe parece mais acertado fazer?
Das doenças abaixo, assinale aquela em que há possibilidade de transmissão através do sangue e material contaminado:
Um frasco contendo sangue de um paciente com AIDS caiu no chão do laboratório e se quebrou. Qual o procedimento mais correto para resolver o problema?
A forma correta de descarte de seringas, agulhas e demais materiais contaminados é:
Assinale a opção que mostra uma unidade de volume:
À noite, durante a sua rotina de limpeza dos equipamentos do laboratório, você esbarrou e desligou um aparelho que seu chefe levou vários dias para ajustar a calibragem e que deveria ficar ligado permanentemente. Qual deve ser a atitude mais acertada nesta situação?
Das abreviações abaixo, assinale aquela que está ERRADA:
Em caso de acidentes com material cortante contaminado, uma conduta adequada poderá ser:
A respeito dos organismos geneticamente modificados (OGM) já existe legislação específica. A Lei de Biossegurança (Lei n.º 11.105/2005) estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvem os OGM e seus derivados. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), estruturada sob a forma de colegiado multidisciplinar, estabelece os critérios para a manipulação e o descarte de OGM. Está prevista, para cada instituição que desenvolva pesquisas nessa área, a indicação de um pesquisador principal e de uma comissão interna de biossegurança (CIBio) que serão responsáveis pelo cumprimento das normas e determinações da CTNBio. Quanto ao manuseio e ao descarte de OGM, assinale a opção correta.
Segundo Mamizuka e Hirata (2002), os riscos biológicos são decorrentes da exposição a agentes do reino animal, vegetal e de microrganismos ou de seus subprodutos. Desse modo, faz-se necessário avaliar e classificar os agentes, para manuseá-los e descartá-los corretamente. Para os microrganismos patogênicos ao homem, a classificação de riscos foi elaborada com base nas informações biológicas e etiológicas disponíveis para cada agente, variando de 1 a 4, sendo que para cada grupo, já foram estabelecidos os procedimentos para o manuseio, controle e descarte. Julgue os itens a seguir, considerando os riscos biológicos, o manuseio e o descarte de material biológico.

Teixeira e Valle (1996) conceituaram biossegurança como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. Em um laboratório de microbiologia, a biossegurança se aplica desde a avaliação dos riscos até as medidas de controle e proteção. No que se refere a biossegurança em laboratórios de microbiologia, assinale a opção incorreta.
Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.
O fluxo gênico refere-se a troca de informações entre indivíduos, populações ou espécies com a preservação da informação genética nas populações subseqüentes. O fluxo gênico somente se estabelece quando há isolamento entre as espécies consideradas e o cruzamento entre elas não ocorre.
Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.
A biossegurança consiste de um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, desenvolvimento tecnológico, entre outros, que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.
A certificação de um laboratório que atenda às Normas de Boas Práticas de Laboratório pode ser obtida por meio da CTNBIO.
Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.
A utilização de soja tolerante a herbicida tem permitido reduções de custo de produção que chegam a 30% no Brasil. Mesmo sendo a soja uma planta autógama, com parentes silvestres no país, não há possibilidade de fluxo gênico entre lavouras próximas.
Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, para determinar a segurança de um OGM que venha a constituir um novo alimento, é suficiente o estudo de mudanças da composição e a avaliação das seguintes etapas de desenvolvimento do produto: o doador, o receptor e o produto do gene.
Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.
Atualmente, genes que conferem resistência a antibióticos, como kanamicina e higromicina, devem ser utilizados como marcadores no desenvolvimento e na seleção de OGM para fins de pesquisa e comercialização.
Julgue os itens seguintes, relativos à biossegurança.
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO) é um orgão com poder decisório que avalia processos de liberação de organismos geneticamente modificados (OGM) em condições de campo para fins de pesquisa e comercialização sob quaisquer condições.
O armazenamento da matéria-prima antes do processamento propriamente dito deve obedecer a critérios de temperatura, umidade relativa e higiene a fim de preservar as suas características sensoriais e a segurança do alimento a ser obtido. Julgue os itens seguintes acerca desse assunto.
A maioria das frutas e hortaliças tem significativa quantidade de água e de proteínas e baixos teores de gorduras.
O armazenamento da matéria-prima antes do processamento propriamente dito deve obedecer a critérios de temperatura, umidade relativa e higiene a fim de preservar as suas características sensoriais e a segurança do alimento a ser obtido. Julgue os itens seguintes acerca desse assunto.
Matérias-primas de origem temperada, como maçã, pêssego e pêra, podem ser armazenadas em temperaturas próximas a 0 oC. Por outro lado matérias-primas de origem tropical, como banana, manga e mamão, devem ser armazenadas em temperaturas ligeiramente superiores a 12 oC, a fim de manterem suas propriedades químicas, físicas, sensoriais e microbiológicas em níveis ótimos.
Em relação aos riscos ocupacionais dos técnicos de laboratório, tornam-se necessárias medidas de biossegurança. Sobre isso, assinalar a incorreta.
Que método de coloração utiliza o álcool-ácido clorídrico?
De acordo com as afirmativas abaixo:
Podemos afirmar que
Sobre a esterilização, analise as afirmativas.
É correto afirmar.
I - Esterilização significa inativação total de todos os microrganismos quanto à capacidade reprodutiva e à destruição de todas as suas enzimas, produtos metabólicos e toxinas.
II - As radiações esterilizantes promovem uma dupla quebra nas fitas do DNA dos microrganismos.
III - A tindalização não é um mecanismo de esterilização.
A seqüência correta é
I - A capela de fluxo laminar é um equipamento de contenção biológica.
II - Luvas não fazem parte dos equipamentos de proteção individual.
III - Extintor de incêndio não é um equipamento de proteção coletiva.
IV - Lava-olhos é um equipamento de proteção coletiva.
V - Óculos, luvas e jalecos fazem parte dos equipamentos de proteção individual.
A seqüência correta é
A Biossegurança em Laboratório estabelece as normas de segurança abaixo, exceto:
Dos métodos de esterilização relacionados abaixo, apenas um utiliza o calor úmido em seu procedimento. Assinale a alternativa correta:
" Um navio que viajava de Portugal para Recife naufragou a 100km da costa. Apenas um tripulante sobreviveu ao naufrágio do navio, porém encontra-se a deriva em alto mar. O tripulante poderia sobreviver por mais tempo até ser resgatado, caso evitasse alimentar-se, exclusivamente, de peixes." Assinale a alternativa que justifica a afirmativa acima
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As lancetas e agulhas utilizadas na coleta de material para pesquisa de plasmódio devem ser desprezadas em:
O método de tratamento que consiste em reduzir os resíduos orgânicos e combustíveis a inorgânicos é a
No laboratório, a desinfecção e descontaminação de superfícies, de bancadas e de equipamentos de grande e médio porte são obtidas através dos álcoois. Com relação ao álcool etílico e o isopropílico, podemos afirmar corretamente.
Assinale a alternativa que exemplifica exclusivamente microrganismos designados para o Nível 2 de Biossegurança (NB-2) ou (P2):
No Livro IX, Título I, do Decreto n.º 12.342, que trata de inseticidas e raticidas, afirma-se que
I. o controle da aplicação de raticidas registrados no órgão federal competente e classificados como de alta toxidade, será privativo de empresas e entidades especializadas.
II. somente poderão ser empregados, para fins domésticos, raticidas registrados pelo órgão federal competente e classificados como de baixa e média toxidade.
III. os inseticidas ou raticidas registrados pelo órgão federal competente poderão ser aplicados por qualquer pessoa em empresas, entidades públicas e residências.
IV. as empresas especializadas na manipulação ou aplicação de inseticidas e de raticidas deverão deci...
O artigo 362, do Decreto n.º 12.342, estabelece que "para os efeitos deste Regulamento e de suas Normas Técnicas Especiais, consideram-se roedores de importância sanitária os ratos e camundongos conhecidos como "ratos domésticos", ou simplesmente "ratos" pertencentes
Considere o contido no artigo 275, Capítulo XXIII, do Decreto n.º 12.342, de 27.09.78.
I. Localização aprovada pelo Poder Público Municipal.
II. Jaulas, cercados, fossos e demais instalações destinadas à permanência de aves ou animais, distanciados 40 m, no mínimo, das divisas dos terrenos vizinhos e dos logradouros públicos.
III. Área restante, entre instalações e divisas, somente utilizável para uso humano.
IV. Manutenção em perfeitas condições de higiene. Trata-se de exigências indicadas
O artigo 251, do Decreto n.º 12.342, de 27.09.78, descreve o local para instalação dos laboratórios de análises clínicas, de patologia clínica, de hematologia clínica, de anatomia patológica, de citologia, de líquido cefalorraquidiano, de radioisotopologia in vitro e in vivo e congêneres, além das disposições referentes às habitações e estabelecimentos de trabalho em geral e faz uma série de exigências, dentre as quais podem ser citadas:
O texto do artigo 239, Seção II, Capítulo XII, Decreto n.º 12.342, de 27.09.78, afirma que as indústrias de saneantes domissanitários – inseticidas, raticidas, desinfetantes e detergentes para uso doméstico – além de atender as condições referentes às habitações e estabelecimentos de trabalho em geral, deverão ter compartimentos
Sobre o Capítulo XII, do Decreto n.º 12.342, de 27.09.78, que trata de estabelecimentos industriais e comerciais farmacêuticos e congêneres, são feitas as afirmações:
I. é expressamente proibida a instalação, em zonas urbanas, de laboratório ou departamento de laboratório que fabrique produtos biológicos e outros produtos que possam produzir risco de contaminação aos habitantes;
II. os estabelecimentos que fabricam ou manipulam drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e seus correlatos, cosméticos, produtos de higiene, perfume e outros, dietéticos, produtos biológicos e congêneres, que interessem à medicina e à saúde pública, além de obedecer àquilo que diz respeito às habitações e aos estabelecimentos de trabalho em geral, ...
Para criar um ambiente de trabalho seguro no laboratório de microbiologia, devem-se proporcionar condições que previnam infecções por organismos patogênicos, minimizem o risco de acidentes e previnam a contaminação das amostras. Assim, considere os seguintes pontos na prática laboratorial:
Com relação às categorias de situações de risco
inerentes aos processos produtivos, relacione os
elementos das Colunas I e II.
Coluna I Coluna II
Categorias de Risco Características de exposição
1- Químicos ( ) Relação e organização do trabalho não favoráveis ao trabalhador
2 - Biológicos ( ) Ruído excessivo, desconforto térmico, vibração excessiva, alteração da pressão.
3 - Físicos ( ) Depende da toxicologia da substância.
4 - Mecânicos ( ) Parasitos, bactérias, vírus e outros microorganismos.
5 - Psicossociais ( ) Equipamentos sem proteção, quedas...
O desenvolvimento de plantas transgênicas, desde a manipulação de genes em laboratório até a chegada ao mercado, passa por várias etapas fundamentais. Julgue o item abaixo a respeito desse assunto.
As etapas fundamentais podem ser descritas, resumidamente, da seguinte forma: disponibilização da característica (do gene), introdução do gene na planta de interesse, obtenção do evento, introdução nos programas de melhoramento, produção de sementes, e lançamento das sementes no mercado. Após a obtenção do evento, paralelamente, são iniciadas as etapas de propriedade intelectual e biossegurança.

A partir das idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
A biossegurança é focada em segurança alimentar, ambiental, territorial e econômico-social.
Um cozinheiro cortava um frango cru. Com a mesma faca e sem lavar as mãos, cortou um frango assado.
A situação descrita é característica de:
Um restaurante mantinha armazenada grande quantidade de alimentos industrializados com os prazos de validade vencidos.
De acordo com a legislação sanitária vigente, é procedimento correto, por parte dos fiscais da Vigilância Sanitária, considerar:
Uma empresa de alimentos situada em região cujo saneamento básico é precário vem constantemente sendo multada pela fiscalização por indícios de presença de roedores em suas instalações. Como medidas preventivas para a correção do problema, a empresa deve providenciar a vedação:
Uma importante via de intoxicação de seres humanos com mercúrio pode ser verificada através do consumo de pescados, principalmente os predadores, contaminados com este metal. O efeito cumulativo do mercúrio no organismo humano pode ocorrer até mesmo antes de sintomas e alterações funcionais serem percebidas nas populações expostas. Este problema é uma grande ameaça para a população, a começar pela ribeirinha, já que o pescado representa a sua principal fonte de proteínas. A forma química na qual o mercúrio se apresenta acumulado em pescado é o:
Os responsáveis pelos estabelecimentos industrializadores e comercializadores de gêneros alimentícios são obrigados a proceder ao saneamento necessário em suas dependências, tais como a desratização e a desinsetização, como forma de prevenção de doenças infecto-contagiosas.
Qual(is) a(s) ação(ões) cabível(is) à autoridade sanitária, na ação específica contra roedores?
O transudato e o exudato são materiais líquidos?
A fim de evitar a contaminação química ou orgânica, um laboratório de análises clínicas utiliza rotineiramente alguns procedimentos. Qual procedimento NÃO faz parte desta rotina?
Em laboratórios de biologia molecular, freqüentemente são realizados experimentos com microrganismos. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Microrganismos que apresentem classe de risco 4 devem ser manipulados em laboratórios de microbiologia com nível de segurança normal, pois essa classe é a que apresenta menor risco.
A organização é um ponto fundamental na rotina de um laboratório. Visando à padronização dos resultados obtidos, grande parte dos procedimentos realizados segue protocolos já estabelecidos e diversas rotinas de preparo de material. Em relação aos procedimentos de rotina em laboratórios de histologia, julgue os itens subseqüentes.
Agulhas que cheguem ao laborat¨®rio, juntamente com material para an¨¢lise, devem ser reencapadas antes do descarte, para evitar acidentes. Esse fato, caso ocorra, deve ser mantido em sigilo, para evitar constrangimentos.

A respeito da pesquisa de atividade antimicrobiana nos extratos referidos no texto I e na situação hipotética do texto II, julgue os itens seguintes.
As áreas do laboratório em que se trabalha com microrganismos patogênicos devem apresentar o símbolo de risco biológico, detalhando o nível de risco.

A respeito da pesquisa de atividade antimicrobiana nos extratos referidos no texto I e na situação hipotética do texto II, julgue os itens seguintes.
Deve-se ter cuidado ao manusear autoclaves, pois, além de estarem sob alta temperatura, o compartimento interno das mesmas é pressurizado.
Suponha, hipoteticamente, o desenvolvimento pela DESO de uma pesquisa para alterar geneticamente populações de cianobactérias de modo a não produzirem cianotoxinas nos reservatórios utilizados para abastecimento de água da população. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O princípio da precaução, cristalizado no princípio 15 da Declaração do Rio e reafirmado, entre outros, pelo Protocolo de Cartagena sobre biossegurança, é aplicável ao caso.
Relacione a coluna B, conceitos de biossegurança, pela coluna A, sua abordagem em termos epistemológicos.
COLUNA A
I. Biossegurança como módulo.
II. Biossegurança como processo.
III. Biossegurança como conduta.
COLUNA B
( ) É uma ação educativa, e como tal pode ser representada por um sistema ensino-aprendizagem.
( ) Pode ser analisada como um somatório de conhecimentos, hábitos, comportamentos e sentimentos que devem ser incorporados ao homem, para que desenvolva, de forma segura, suas atividades.
( ) Não possui identidade própria, não sendo, portanto, uma ciência, mas sim, uma interdisciplinaridade que se expressa nas matrizes curriculares dos seus cursos e programas.
Marque a opção q...