Questões de Banco de Dados

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Banco de Dados

#Questão 973043 - Banco de Dados, SQL Server, FGV, 2022, Senado Federal, Analista Legislativo - Análise de Sistemas

O sistema de gerenciamento de banco de dados oferece ao administrador diferentes indicadores para obter informações sobre o ambiente. No caso do SGBD SQL Server, quando se trata de analisar a performance de consultas, um dos indicadores observados é o chamado tipo de espera (Wait Type).
Considere que o sistema de controle de pagamentos da metalúrgica Ferro Forte está no SGBD SQL Server, e vem apresentando perda de performance no processo de fechamento da folha de pagamento. O analista de banco de dados constata que o tipo de espera mais comum se refere ao paralelismo do plano de execução (CXPACKECT).
Visando a otimizar a performance da consulta em relação aos recursos de CPU e de memória do servidor, assinale a opção que lista os parâmetros que devem ser ajustados para melhorar o paralelismo.

#Questão 973044 - Banco de Dados, SQL Server, FGV, 2022, Senado Federal, Analista Legislativo - Análise de Sistemas

O particionamento em um SGBD geralmente é empregado em tabelas com grande volume de dados. Como resultado desse processo são gerados conjuntos menores de dados. Essa configuração pode contribuir para melhor desempenho de consultas.
Considere que, no banco de dados do sistema financeiro da empresa XPTO, exista uma tabela chamada Fatura. Essa tabela possui bilhões de tuplas e não está particionada. O Analista de banco de dados propõe particionar a tabela Fatura utilizando a coluna Ano.
O SGBD utilizado para gerenciar o banco de dados do sistema é o SQL Server. Com relação aos itens que devem ser cumpridos para realizar o particionamento da tabela, analise as afirmativas a seguir: 
I. Os componentes fundamentais para particionar a tabela são: elaborar uma função de partição, criar um esquema de partição, especificar novo grupo de arquivos no banco de dados, criar arquivos de dados para cada ano e criar índice clusterizado contendo a coluna utilizada para o particionamento.
II. A função de partição com RANGE RIGHT sobre uma coluna datetime ou datetime2 indica que as tuplas registradas meia noite ficaram em outra partição, ou seja, sendo o primeiro elemento da fragmentação seguinte.
III. A função de partição não permite parâmetro de input dos tipos de dados varchar ou nvarchar.
IV. Se não for especificado o método adotado para criar os intervalos de fragmentação na função de partição por padrão é adotado o RANGE LEFT.
Está correto o que se afirma em

#Questão 973048 - Banco de Dados, Modelagem de dados, CESPE / CEBRASPE, 2022, MPC-SC, Analista de Contas Públicas - Administração, Contabilidade, Economia ou Engenharia

Acerca do conceito de view, da modelagem dimensional, do modelo de referência CRISP?DM e da linguagem SQL, julgue o item subsequente.


Entendimento do negócio e compressão dos dados são algumas das fases do ciclo de vida do modelo de referência CRISP?DM. 

#Questão 973057 - Banco de Dados, SQL, CESPE / CEBRASPE, 2022, Telebras, Especialista em Gestão de Telecomunicações – Analista de TI

CREATE TABLE pessoa_telefone (  nome varchar,  telefones bigint[],  categoria text[][] );
INSERT INTO pessoa_telefone (nome, telefones, categoria) VALUES('qwert', '{““123456789”“,”“987654321”“}', '{{““Celular”“, ““Particular”“},{““Fixo”“,”“Trabalho”“}}');
INSERT INTO pessoa_telefone (nome, telefones, categoria) VALUES('asdfg', '{““875432018”“,”“654392871”“}', '{{““Celular”“, ““Trabalho”“},{““Fixo”“,”“Casa”“}}');
select nome, telefones[1], categoria[1][2] from pessoa_telefone;
 A execução do código SQL acima em um SGBD PostgreSQL 13 ou superior apresentará o resultado seguinte.
Imagem associada para resolução da questão

Ao construir uma aplicação bancária, um projetista de software modelou a classe “Conta”. Posteriormente, percebeu que cada instância da classe “Conta” poderia ter um conjunto de responsabilidades variadas e independentes, sendo que uma requisição poderia ter que ser atendida por uma ou várias dessas responsabilidades. Isso não permitiria usar de forma eficiente o mecanismo de subclasses para representar essas responsabilidades. Buscando uma solução adequada para essa limitação, o projetista encontrou um padrão de projeto que permite adicionar e retirar dinamicamente responsabilidades apenas aos objetos individuais, e não à classe inteira, estendendo a funcionalidade do objeto, o que seria a solução ideal para o seu caso.
Esse padrão de projeto específico tem uma estrutura comum, em que existe uma

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis