Questões sobre Saúde

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde

De acordo com o DataSUS, 104,8 mil laqueaduras e 51,5 mil vasectomias foram feitas em 2022 no Brasil. Ao encontro disso, segundo Gondim (2022), a facilitação do acesso aos métodos contraceptivos contribui para "a redução da mortalidade infantil, melhora o acesso à informação sobre planejamento familiar e, do ponto de vista socioeconômico, colabora para o crescimento populacional sustentável e o desenvolvimento econômico dos países". Dado esse contexto, aprovada pelo Senado em agosto e sancionada em setembro do ano passado, a lei que facilita a realização de procedimentos contraceptivos entrou em vigor no início de março deste ano. Por esse caminho, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta: 

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Em geral, a dengue causa febre, dores no corpo e erupções cutâneas. Em um menor número de casos, a doença causa hemorragias (dengue hemorrágica), o que pode aumentar as chances de morte. O tipo hemorrágico é mais comum entre quem já pegou a doença anteriormente (Souza e Zanlorenssi, 2021). Ao encontro disso, considerando-se também o gráfico a seguir, que apresenta a média de dias de internação por faixa etária (de 2008 a 2020) da dengue comum e hemorrágica, analise as afirmativas a seguir, identificando as corretas:
Imagem associada para resolução da questão
I.A dengue hemorrágica requer em média mais dias e internação hospitalar, independentemente da faixa etária.
II.O Brasil, em 2022, obteve número recorde de mortes por dengue.
III.Idosos e crianças são os pacientes que ficam mais tempo internados.
É correto o que se afirma em:

Durante uma pandemia global, uma das maneiras mais baratas, mais fáceis e mais importantes de impedir a propagação de um vírus é lavar as mãos frequentemente com água e sabão.
Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/historias/tudoo-que-voce-precisa-saber-sobre-como-lavar-maos-para-seproteger-contra-o-coronavirus. Acesso em: 2 de abr. 2020.
É importante lavar as mãos com água e sabão para se evitar o contágio pelo Covid-19 porque

Em meio a um surto de dengue, o Brasil registrou um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (2), foram 542.038 casos prováveis, entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica, período compreendido entre 2 de janeiro e 23 de abril de 2022. Esse número já é praticamente o mesmo que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/ noticia/2022-05/casos-de-dengue-aumentam-1137-nos-quatroprimeiros-meses-de-2022. Acesso em: 12 nov. 2022.
Segundo o trecho da reportagem, a dengue segue avançando em 2022, apontando que

O Brasil se viu afetado por uma grave crise na saúde pública, provocada pela Covid-19.
Essa crise foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia porque

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis