Questões sobre Política Internacional/ Relação entre Países

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Política Internacional/ Relação entre Países

Nas questões de 35 a 40, marque com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.

Em discurso pronunciado em Moscou, em janeiro de 2002, ao ser recebido oficialmente pelo Presidente V. Putin, o Presidente Fernando Henrique Cardoso condenou, por obsoleto, o sistema criado em Bretton Woods.

( ) Em junho de 1944, na cidade norteamericana de Bretton Woods, representantes de 44 países, com suas economias abaladas pela Segunda Guerra Mundial, reuniram-se para estabelecer uma nova ordem financeira internacional.

( ) Na ocasião, sob inspiração do economista britânico John M. Keynes, foi criado um sistema cambial atrelado ao dólar, que, por sua vez, se fixaria no ouro; com isso, pretendia-se garantir a estabilidade da economia internacional e das moedas nacionais.

( ) Na mesma oportunidade, fundaram-se o Fundo Monetário Internacional (FMI), a quem caberia manter o sistema cambial, e o Banco Mundial (BIRD), que financiaria projetos para o desenvolvimento dos países-membros.

Nas questões de 35 a 40, marque com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.

Os recentes episódios ocorridos na Venezuela, assim como a atual situação argentina, conquanto marcados por suas especificidades, permitem análise mais ampla, comportando comparações com outros países latino-americanos e com outros momentos de sua História.

( ) Entre as novidades trazidas pelo fracassado golpe venezuelano, pode-se apontar o fato de que foi liderado pela associação de empresários com os sindicatos de trabalhadores do setor mais moderno e que sua força veio, em larga medida, da manipulação de informação pelos donos dos meios de comunicação.

( ) Com seu retorno ao poder, pouco tempo depois de ser deposto, Hugo Chávez provou que a Venezuela não está dividida e, muito menos, sem rumo claro a seguir, já que seu propósito de ser uma alternativa ao fracasso do neoliberalismo e de promover a "revolução bolivariana" mostra-se vitorioso.

( ) Em verdade, o que está acontecendo na Venezuela e na Argentina é a repetição, sem diferenças substanciais, da experiência vivida nos anos 1960 e 1970 pela América Latina, com seus golpes militares: inflação sob controle e bom desempenho econômico, mas profunda instabilidade política.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis