Questões sobre Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico

O mundo vive uma tragédia humanitária. Todos os dias milhares de refugiados tentam entrar na Europa em busca de uma vida melhor. Muitos morrem nessas travessias perigosas por mar e por terra. E mesmo os que chegam precisam enfrentar novos desafios. Em relação a este tema analise os itens abaixo:

I. Nos últimos meses, uma série de tragédias no mar marcou a morte de muitos imigrantes que tentavam chegar a terras europeias.

II. Calcula-se que cerca de 200 mil pessoas chegaram ilegalmente na Europa das mais diversas formas só neste ano de 2015.

III. Na cidade de Calais, na França, um campo de refugiados vindos da África e do Oriente Médio cresce diariamente. Mais de 4 mil pessoas já vivem na cidade, um amontoado de barracas que foi batizado de “a selva”.

IV. Muitos países europeus oferecem asilo a pessoas perseguidas por motivos políticos ou religiosos, mas, se abrirem os portões para todos os que chegam, os governos temem uma invasão em busca de emprego ou de benefícios sociais.

Analisando os itens acima é CORRETO afirmar que:

Julgue os itens subsequentes a respeito dos refugiados pelo mundo, assunto abordado no texto precedente.

De acordo com a declaração universal dos direitos humanos, aprovada pela ONU, “toda pessoa vítima de perseguição tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países”. Isso leva a concluir que cada refugiado é reflexo de um grave padrão de violação dos direitos humanos.

Acerca do fragmento de texto apresentado, julgue os seguintes itens considerando os diversos aspectos que envolvem o tema em questão.

Ao mencionar a existência de poucos grupos moderados atualmente existentes na Síria, o texto se refere aos curdos e aos integrantes do Estado Islâmico.

Em dois casos recentes, centenas de imigrantes ilegais morreram em naufrágios no mar Mediterrâneo. No primeiro deles, em 21 de abril, ocorreram cerca de oitocentas mortes. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o que se verifica na atualidade é uma grave crise humanitária no mar Mediterrâneo, principal rota de entrada de refugiados e imigrantes ilegais no continente europeu. A respeito dessa crise, julgue (C ou E) os itens a seguir. No começo do século XXI, a rota mais popular entre imigrantes ilegais situava-se entre o oeste africano e a Espanha, e incluía territórios espanhóis no norte da África, como Ceuta e Melilla, e as Ilhas Canárias. Porém, com a crise em diversos países do norte da África, como Líbia, Tunísia e Egito, houve mudança de rota, em razão da desarticulação política e dos sistemas de controle marítimo e de fronteiras desses países.

Em dois casos recentes, centenas de imigrantes ilegais morreram em naufrágios no mar Mediterrâneo. No primeiro deles, em 21 de abril, ocorreram cerca de oitocentas mortes. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o que se verifica na atualidade é uma grave crise humanitária no mar Mediterrâneo, principal rota de entrada de refugiados e imigrantes ilegais no continente europeu. A respeito dessa crise, julgue (C ou E) os itens a seguir. A maior parte dos migrantes que cruzam o Mediterrâneo são originários de países africanos e do Oriente Médio, regiões onde conflitos armados, miséria e perseguições estimulam a migração, tendo grande número de sírios passado a utilizar essa rota com a eclosão e o agravamento da guerra civil na Síria.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis