Questões sobre Cultura

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Listagem de Questões sobre Cultura

A cidade de Goiás, a 370 km de Brasília, tenta retomar a vida normal após a enchente do rio Vermelho que afetou pelo menos 80 das 800 casas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e consideradas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio cultural da humanidade. Voluntários da cidade tentam recuperar documentos e objetos de valor inestimável: "Para qualquer cidadão vilaboense — assim é chamado quem nasce nessa cidade, em uma referência a seu antigo nome, Vila Boa — cada documento ou casarão que se perde é como um pedaço nosso que se vai. Faço esse serviço por amor à cidade, à nossa história", ressaltou o artista plástico Divino Magalhães.

Em face do texto acima e com relação à proteção de bens de valor histórico, artístico e cultural, julgue os itens que se seguem.

O tombamento altera a propriedade de um bem, que por desapropriação passa a ser do Estado, e proíbe que o patrimônio venha a ser destruído ou descaracterizado. Existe impedimento para venda, aluguel ou cessão por herança de um bem tombado, assim como para mudança de destinação.

O atual conceito de museu, mundialmente aceito, foi elaborado, na década de 70 do século passado, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo ligado à Unesco, que trata dos museus. O museu é uma instituição permanente, aberta ao público, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que adquire, conserva, pesquisa, expõe e divulga as evidências materiais e os bens representativos do homem e da natureza, com a finalidade de promover o conhecimento, a educação e o lazer. Além dos museus, o ICOM inclui, na mesma definição: as galerias de exposição mantidas permanentemente por bibliotecas e arquivos; os monumentos e sítios naturais, históricos, arqueológicos e etnográficos, pelas suas atividades de coleta, pesquisa, conservação e divulgação; as instituições que abrigam espécimes vivos (jardins zoológicos, jardins botânicos e aquáticos) e os planetários. No Brasil, existem cerca de 1.300 instituições museológicas que apresentam uma grande diversidade: são museus de caráter nacional, regional e comunitário, públicos e particulares, históricos, artísticos, antropológicos e etnográficos, científicos, tecnológicos, museus de tudo e de todos.

No que se refere aos esforços brasileiros de pesquisa, coleta, conservação e divulgação do seu patrimônio cultural, julgue os itens abaixo.

O IPHAN, hoje vinculado ao Ministério da Cultura, foi criado no governo de Getúlio Vargas. Em 1936, o ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, preocupado com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, pediu a Mário de Andrade que elaborasse um anteprojeto de lei para salvaguarda de bens patrimoniais e confiou a Rodrigo Melo Franco de Andrade a tarefa de implantação do serviço do patrimônio. A ação do IPHAN atualmente desenvolve-se por intermédio de superintendências regionais; museus; casas, parques e sítios históricos; e pela Cinemateca Brasileira.

Uma das diferenças mais impressionantes entre uma cidade européia anterior a 1914 e um centro urbano atual é o cheiro. Hoje, vivemos na era do petróleo; antes de 1914, existiam os cavalos. Muitas vezes, exemplos simples como esse constituem a maneira mais fácil de tornar evidente a passagem do tempo. Cinco temas ajudam a ilustrar a natureza social do século XX — a sociedade de massas, o impacto da ciência na sociedade, a imprensa popular, a mudança na situação das mulheres e o crescimento da economia internacional. O crescimento da sociedade de massa foi sustentado pelo desenvolvimento complexo e em escala internacional das relações econômicas. A rápida expansão da economia, que tornava a sociedade de massa possível, estava contribuindo para o crescimento de uma economia crescentemente internacionalizada e, ao mesmo tempo, sendo ajudada por ele.

J. M. Roberts. A sociedade de massa: introdução. In: História do século 20,

vol. 1 (1900-1914). São Paulo: Abril Cultural, 1974, p. 1 (com adaptações).

Com o auxílio das informações do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos à configuração da sociedade contemporânea ao longo do século XX.

À medida que o século XX avançou, também se transformaram os meios de produção e de disseminação cultural, nas suas mais diversas manifestações, em sintonia com uma sociedade crescentemente massificada: do pós-Segunda Guerra aos dias de hoje, com amparo na televisão, no cinema e na rede mundial de computadores, refinou-se o pensamento filosófico, cristalizaram-se estilos e escolas nas artes plásticas e na literatura, e o entretenimento cedeu lugar à reflexão.

O atual conceito de museu, mundialmente aceito, foi elaborado, na década de 70 do século passado, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo ligado à Unesco, que trata dos museus. O museu é uma instituição permanente, aberta ao público, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que adquire, conserva, pesquisa, expõe e divulga as evidências materiais e os bens representativos do homem e da natureza, com a finalidade de promover o conhecimento, a educação e o lazer. Além dos museus, o ICOM inclui, na mesma definição: as galerias de exposição mantidas permanentemente por bibliotecas e arquivos; os monumentos e sítios naturais, históricos, arqueológicos e etnográficos, pelas suas atividades de coleta, pesquisa, conservação e divulgação; as instituições que abrigam espécimes vivos (jardins zoológicos, jardins botânicos e aquáticos) e os planetários. No Brasil, existem cerca de 1.300 instituições museológicas que apresentam uma grande diversidade: são museus de caráter nacional, regional e comunitário, públicos e particulares, históricos, artísticos, antropológicos e etnográficos, científicos, tecnológicos, museus de tudo e de todos.

No que se refere aos esforços brasileiros de pesquisa, coleta, conservação e divulgação do seu patrimônio cultural, julgue os itens abaixo.

Inaugurada em 1938 pelo Presidente Getúlio Vargas, a Escola Nacional de Belas Artes foi instalada no prédio do Museu Nacional de Belas Artes, na Avenida Rio Branco, centro do Rio de Janeiro. Primeira instituição voltada para as artes plásticas no Brasil, o museu foi criado pelo príncipe D. João, como Museu Real das Ciências, Artes e Ofícios.

O atual conceito de museu, mundialmente aceito, foi elaborado, na década de 70 do século passado, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo ligado à Unesco, que trata dos museus. O museu é uma instituição permanente, aberta ao público, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que adquire, conserva, pesquisa, expõe e divulga as evidências materiais e os bens representativos do homem e da natureza, com a finalidade de promover o conhecimento, a educação e o lazer. Além dos museus, o ICOM inclui, na mesma definição: as galerias de exposição mantidas permanentemente por bibliotecas e arquivos; os monumentos e sítios naturais, históricos, arqueológicos e etnográficos, pelas suas atividades de coleta, pesquisa, conservação e divulgação; as instituições que abrigam espécimes vivos (jardins zoológicos, jardins botânicos e aquáticos) e os planetários. No Brasil, existem cerca de 1.300 instituições museológicas que apresentam uma grande diversidade: são museus de caráter nacional, regional e comunitário, públicos e particulares, históricos, artísticos, antropológicos e etnográficos, científicos, tecnológicos, museus de tudo e de todos.

No que se refere aos esforços brasileiros de pesquisa, coleta, conservação e divulgação do seu patrimônio cultural, julgue os itens abaixo.

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, teve origem no Clube de Cinema, criado na década de 40 por um grupo de jovens intelectuais, entre os quais destacam-se Paulo Emilio Salles Gomes, Décio de Almeida Prado e Antonio Candido de Mello e Souza. Ao longo dessas décadas, superando restrições técnicas e financeiras, a Cinemateca viveu uma história de resistência, esforço e perseverança, para desenvolver um trabalho hoje reconhecido internacionalmente.

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