Questões de Artes Visuais do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes Visuais do ano 2022

#Questão 966716 - Artes Visuais, , Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Artes

Considerado um gênio da arte primitivista, Francisco Domingos da Silva, mais conhecido como Chico da Silva, produziu seus primeiros trabalhos utilizando carvão e giz. Após ter seu trabalho descoberto pelo artística suíço Jean Pierre Chabloz, Chico da Silva seria posteriormente reconhecido como o principal: 

“Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas anteriormente. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação”.

Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 197.


O trecho cita “seis dimensões apresentadas anteriormente”. Essas dimensões, conforme a Base Nacional Comum Curricular, se interpenetram, constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola.


Assinale a alternativa que apresenta as seis dimensões do conhecimento para o ensino de Arte.

#Questão 966718 - Artes Visuais, , Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Artes

O professor de Arte, ao adotar uma concepção multicultural para o ensino, propõe atividades apresentando manifestações artísticas com características e aspectos peculiares visando que o aluno:

#Questão 966719 - Artes Visuais, , Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Artes

    “A estética do cotidiano subentende, além dos objetos ou atividades presentes na vida comum, considerados como possuindo valor estético por aquela cultura, também e principalmente a subjetividade dos sujeitos que a compõe e cuja estética se organiza a partir de vida e de transformação.” (p. 20)

    “Trabalhar com a estética do cotidiano no ensino das artes visuais supõe ampliar o conceito da arte, de um sentido mais restrito e excludente, para um sentido mais amplo, de experiência estética. Somente dessa forma é possível combater os conceitos de arte oriundos da visão das artes visuais como ‘belas-artes’, ‘arte erudita’ ou ‘arte maior’, em contraposição à ideia de ‘artes menores’ ou ‘artes populares’.” (p. 24)

Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das

artes visuais (2009) – Ivone Richter


A autora, Richter, reflete sobre a área de Arte Visuais vinculada à estética do cotidiano como forma de impulsionar uma educação multicultural. Sobre essa temática considere as afirmativas.


I- O desenvolvimento de atividades que favoreçam a integração entre diferentes linguagens artísticas realizadas no ambiente escolar pelos professores de Arte possibilita uma educação multicultural.

II- O reconhecimento do valor estético de objetos e de manifestações culturais diferentes faz parte de uma apreciação da estética do cotidiano.

III- O ensino de Arte fundamenta-se na premissa de ampliar o conhecimento artístico dos alunos, possibilitando a apreciação estética de diferentes culturas para valorizar o seu contexto social.

IV- Ao ensinar Arte, o professor deverá adotar a perspectiva de uma educação multicultural promovendo experiências com os elementos da cultura popular.

V- O fazer artístico nas diferentes linguagens permite a experimentação estética, valorizando não apenas o produto, mas todo o processo de apreciação, execução e contextualização sociocultural propiciando, portanto, uma educação multicultural.


Assinale a alternativa que aponta as afirmativas verdadeiras.

#Questão 966720 - Artes Visuais, , Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Artes

“Uma das maiores tradições da cultura cearense, o artesanato local encanta turistas e viajantes de todo o mundo pela singularidade de sua riqueza, cujas técnicas e métodos são passados de pai para filho, perpetuando-se através das gerações e comprovando a força de um povo que enfrenta diariamente a seca e a pobreza para retirar seu sustento da própria arte que cria”.

Catálogo Artesanato Cearense: Tradição que se renova – Sebrae e Governo do Estado do Ceará, 2014.


O artesanato, manifestação artística de cunho tradicional, é um segmento da cultura que reflete o cotidiano, os costumes do artista e de seu povo. Em relação ao artesanato cearense, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis