1 Q33245
Arquitetura
Ano: 2007
Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Do ponto de vista geométrico, a forma do lote é definida por três características: a área da parcela, a relação de seus lados, e o paralelismo de seus lados opostos. Essas três características, por sua vez, estão fortemente ligadas a um quarto fator: a topografia do terreno. Esses quatro fatores juntos determinam as formas das parcelas. A maioria dos loteadores privados tenta minimizar a área da parcela de forma a maximizar a quantidade de parcelas e assim, maximizar o rendimento econômico do parcelamento. Sobre o parcelamento, assinale a alternativa incorreta:

2 Q33244
Arquitetura
Ano: 2007
Banca: Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

O Zoneamento é considerado, normalmente, como o instrumento de planejamento urbano por excelência. Ao longo da tradição urbanística de um modo geral, o zoneamento de um simples instrumento de planejamento, acabou sendo transformado no alfa e ômega da atividade de planejar, "como se esta se resumisse ao ato de estabelecer uma divisão espacial para fins de separação e controle de usos da terra" (SOUZA, Marcelo Lopes de, 2002). Sobre o zoneamento é correto afirmar:

3 Q32758
Arquitetura
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

 

Na figura acima, está representada uma das janelas inseridas na fachada da casa apresentada nas figuras 1, 2 e 3. Considerando a área de ventilação mínima permitida de 1/10 da área do piso de cada ambiente e considerando ainda que a janela é composta de duas folhas de abrir e uma báscula, julgue os próximos itens.

Considere que, na figura 1, o armário no fundo da sala, além da guarda de objetos, tem a função de isolar a circulação. Nesse caso, esse armário diminui a área da sala porque isola a circula...

4 Q33252
Arquitetura
Ano: 2006
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

A hierarquia do sistema viário, explicitada por meio de critérios diferenciados de projeto geométrico, tem como base as funções previstas, o volume de trânsito e a velocidade adequada para cada categoria.

Analise as assertivas abaixo e assinale a opção incorreta.

5 Q33251
Arquitetura
Ano: 2006
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)
A malha viária urbana pressupõe um sistema de circulações diferenciadas de acordo com a função, o volume de trânsito e a localização. Pelo Código Brasileiro de Trânsito, as vias urbanas de circulação de veículos podem ser classificadas em quatro tipos. Analise as opções abaixo e julgue em qual delas a hierarquia entre as vias foi respeitada.
6 Q33248
Arquitetura
Ano: 2006
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Assinale a opção incorreta.

 Como exemplos da influência do meio ambiente sobre o traçado das vias, tem-se que:

7 Q32910
Arquitetura
Ano: 2004
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Considerando os fluxogramas I e II acima, que correspondem, respectivamente, a duas residências, julgue os itens que se seguem

Do ponto de vista das circulações, a casa correspondente ao fluxograma II é melhor que a casa correspondente ao fluxograma I pois possui lavabo e suíte.