Questões sobre Algoritmos

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Listagem de Questões sobre Algoritmos

#Questão 968404 - Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos, CESPE / CEBRASPE, 2022, DPE-RO, Analista da Defensoria Pública - Programação

Na classificação de algoritmos por meio de seu método de design, aquele que reduz a complexidade exponencial para a complexidade polinomial para muitos problemas e mantém uma tabela para subproblemas já resolvidos é denominado 

#Questão 967270 - Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos, FEPESE, 2022, CELESC, Analista de Sistemas - Desenvolvimento

Assinale a alternativa que descreve corretamente a operação que o método abaixo realiza sobre um vetor (v) de números inteiros.


                                                   public void operacao(int[] v) {

                                                      for(int i = 0; i < v.length - 1; i++) {

                                                        for(int j = 0; j < v.length - 1 - i;

                                                  j++) {

                                                          if(v[j] < v[j + 1]) {

                                                             int aux = v[j];

                                                             v[j] = v[j + 1];

                                                             v[j + 1] = aux;

                                                           }

                                                        }

                                                     }

                                                  }

Entre todas as 64 entradas válidas, para os valores de coluna e linha variando de 1 até 8, quantas representam o menor espaço de possibilidades de movimentos válidos dentro do tabuleiro de xadrez?

Um tabuleiro de xadrez é uma malha quadriculada contendo 8 linhas e 8 colunas. Cada um dos 64 quadrados é chamado de casa. Uma das peças utilizadas é o cavalo, que se movimenta pelas casas em um formato que lembra a letra “L”. A Figura 1, abaixo, demonstra as possibilidades de movimentação do cavalo em uma região do tabuleiro.

44_- 45.png (214×168)

Figura 1 – Possibilidades de movimentação do cavalo

Para determinar os possíveis movimentos de um cavalo a partir de uma posição informada, foi implementado, em VisuAlg 3.0, o algoritmo apresentado no quadro abaixo. Para referência, o tabuleiro foi declarado, no código, como uma variável do tipo vetor e chamada de “tabuleiro”, onde a primeira posição determina a coluna e a segunda determina a linha. Cada casa é identificada pelo par ordenado (coluna, linha). Assim, tabuleiro[3,4], por exemplo, representa a casa da terceira coluna e quarta linha.

44_- 45 2.png (529×827)



Caso o algoritmo apresentado anteriormente fosse executado e o usuário informasse os valores 3 e 4 para a coluna e linha, respectivamente, qual seria o resultado apresentado como possibilidades válidas de movimentação a partir da posição inicial informada?

A Figura 1, abaixo, apresenta um algoritmo escrito no software VisuAlg 3.0.


Imagem associada para resolução da questão


Com relação ao procedimento "teste" do algoritmo da Figura 1, pode-se dizer que ele faz:

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