Questões de Agronomia do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Agronomia do ano 0000

O sistema convencional de preparo do solo consiste na utilização de técnicas como a aração e gradagem para destorroamento e nivelamento da área agrícola. O emprego desse mesmo manejo, ao longo de vários anos sucessivos, poderá ocasionar a degradação das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

Nesse sentido, a adoção de técnicas mais conservacionistas do solo proporcionará ao longo do tempo:

Apesar do crescente uso de pastagens implantadas com técnicas adequadas, estudos recentes indicam a existência de 45 a 50% de pastagens consideradas degradadas no Brasil. Vários são os fatores que podem levar a esse estágio de degradação e que apresentam diversos sintomas dessa condição. Entre as principais causas está o manejo inadequado da pastagem. Quanto aos fatores que estão ligados à degradação de uma pastagem, analise os itens a seguir:

I. As queimadas frequentes da pastagem são adequadas por disponibilizarem rapidamente nutrientes e não levam à degradação do pasto.

II. O excesso de lotação da pastagem não implica um processo futuro de degradação do pasto.

III. A infestação da área com plantas invasoras deve ser evitada para que não ocorra degradação da pastagem.

IV. A presença excessiva de cupinzeiros é um claro sintoma de degradação da pastagem.

V. A calagem e adubação realizadas de forma adequada são condições básicas para evitar a perda de produtividade da pastagem.

Os fatores ligados à degradação de uma pastagem são somente:

Vários autores reconhecem a importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para a Agricultura de Precisão (AP). No entanto, as referências consultadas demonstram que essa ferramenta ainda não é utilizada no seu máximo potencial.

Uma dessas limitações está relacionada à carência de:

Mesmo os solos argilosos encontrados em parte do Brasil, em geral, apresentam argilas com baixa capacidade de troca catiônica. Assim, a manutenção ou aumento do teor de matéria orgânica é fundamental para a obtenção de melhor capacidade de adsorção de nutrientes e água no solo e, consequentemente, de melhores produtividades. A respeito do manejo da matéria orgânica do solo, analise as afirmativas a seguir:

I. A aração e gradagem frequentes auxiliam na proteção da matéria orgânica do solo contra os processos de mineralização.

II. A adição de material orgânico que possui alta relação carbono/nitrogênio ao solo estimula a imobilização do nitrogênio da solução do solo.

III. Após a incorporação ao solo de restos culturais de uma espécie que apresenta altos teores de fibras e ligninas é aconselhável implantar uma cultura de relação carbono/nitrogênio baixa.

IV. Somente os micro-organismos do solo são os responsáveis pelos processos de degradação da matéria orgânica do solo.

V. A prática da adubação verde com leguminosas disponibiliza mais lentamente o nitrogênio ao solo, na forma mineral, do que a utilização de gramíneas para esse fim.

Está correto somente o que se afirma em:

A paisagem brasileira possui diferentes biomas, porém os solos em que estão assentados são predominantemente Argissolos e Latossolos. Da mesma forma, as áreas exploradas com produção agro-silvo-pastoril realizam-se basicamente nessas mesmas classes de solos. Sobre os Argissolos e Latossolos, analise os itens a seguir:

I. Os Argissolos são mais sensíveis aos processos erosivos por apresentarem horizonte B textural.

II. O mineral predominante na fração argila dos Latossolos é a montmorilonita.

III. Nos Argissolos são encontrados, na fração argila, de forma predominante, caolinita e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio.

IV. Todos os Latossolos apresentam alto teor de matéria orgânica no seu horizonte superficial.

V. A infiltração e percolação da água é, em geral, de maior intensidade nos Argissolos do que nos Latossolos.

Está correto somente o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis