Questões de Administração Pública da CESGRANRIO

TT é engenheiro e exerce a função de executivo na Sociedade Empresária K. Tendo em vista o sucesso de sua gestão, ele é convidado para presidir a Sociedade Empresária AA.

Diante da necessidade de reorganização dessa sociedade, estabelece, logo de início, a adoção de um Código de Ética dos postulados constantes em tal código. TT, para realizar a transparência nas organizações, estabelece um setor de

  • A. publicidade
  • B. marketing
  • C. governança
  • D. divulgação
  • E. imprensa
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Para garantir a transparência na gestão do negócio, reduzindo riscos para os investidores e envolvendo os principais stakeholders nas decisões estratégicas, as práticas de Governança Corporativa devem evitar a
  • A. definição de qual a função de cada um dos sócios dentro da organização, e quais as atribuições e os limites dos atuais gestores.
  • B. descentralização do poder dos gestores, fortalecendo o seu papel de enfrentar sozinhos o desafio de gestão e das decisões estratégicas de um negócio.
  • C. prestação de contas dos recursos aplicados na empresa junto ao conselho, com auditorias periódicas dos seus principais envolvidos.
  • D. burocracia nos processos organizacionais, realizando um trabalho junto à controladoria para otimizar relatórios gerenciais que garantam uma correta prestação de contas entre todos os envolvidos.
  • E. transparência na gestão do negócio e a inclusão de aspectos referentes ao dia a dia da empresa nas pautas das reuniões do conselho.
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A introdução da contratualização de resultados na administração pública atende a um conjunto de objetivos específicos relevantes, que podem servir para avaliar, controlar, orçar, promover, motivar, comemorar, aprender e melhorar.

A contratualização de resultados para adequada determinação de recursos a serem alocados em projetos de uma agência é associada ao objetivo de

  • A. aprender
  • B. comemorar
  • C. melhorar
  • D. orçar
  • E. promover
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Os serviços públicos estão submetidos a alguns princípios gerais comuns de funcionamento que lhes impõem uma ética do interesse geral, diferenciando-os das atividades privadas lucrativas.

O princípio que obriga os gestores do serviço a não fazer discriminação ou favoritismo em função das opiniões políticas, opções filosóficas ou convicções religiosas dos usuários do serviço ou de seus agentes é denominado:

  • A. neutralidade e impessoalidade
  • B. continuidade do serviço e eficiência
  • C. moralidade e probidade
  • D. mutabilidade ou adaptabilidade e economicidade
  • E. legalidade e publicidade
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As estruturas de remuneração são consideradas internamente equitativas quando determinam pagamentos maiores para as funções que
  • A. utilizam estratégias de ordenamento simples, rápido, compreensível e barato, com critérios objetivos e resultados fáceis de justificar.
  • B. devem ser desempenhadas sob condições adversas e/ou que trazem maiores contribuições para a organização.
  • C. possuem menos diferenciais hierárquicos e que não requerem maiores conhecimentos ou habilidades para sua realização.
  • D. possuem blocos de habilidades que requerem descrições detalhadas, certificados e avaliações com dados precisos em relação ao trabalho.
  • E. possuem conteúdo de trabalho relativamente estável ao longo do tempo e que são desempenhadas por um significativo contingente de colaboradores.
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Os órgãos da Administração Pública atendem a sucessivos governos dos mais variados matizes políticos. Essa circunstância não afeta os órgãos administrativos dada a sua característica de
  • A. neutralidade
  • B. parcialidade
  • C. honestidade
  • D. validade
  • E. entidade
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O engenheiro P é convidado para atuar em cargo público comissionado, ficando submetido às regras do Código de Conduta da Alta Administração Pública. Após assumir o cargo, ele tem necessidade de realizar atos de gestão de expressivas somas de dinheiro do seu patrimônio e de sua família, uma vez que ele sempre atuou como administrador desses bens.

Nos termos do Código de Conduta da Alta Administração Pública, os atos de gestão patrimonial que envolvam alterações significativas de somas de dinheiro devem
  • A. gerar termo de conduta perante a Comissão de Ética Pública.
  • B. ser autorizados previamente pela Comissão de Ética Pública.
  • C. ser praticados normalmente sem qualquer informação à Comissão de Ética Pública.
  • D. ser suspensos até a análise da Comissão de Ética Pública.
  • E. sofrer comunicação à Comissão de Ética Pública.
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Com relação aos princípios básicos da gestão pública, o Princípio da Eficiência está

  • A.

    vinculado à noção de administração burocrática.

  • B.

    vinculado à redução de autonomia dos entes administrativos.

  • C.

    relacionado à diminuição da aferição do atingimento dos resultados.

  • D.

    relacionado ao princípio da economicidade.

  • E.

    relacionado ao aumento do controle das atividades meio.

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Administração Pública - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012 - EPE - Analista de Gestão Corporativa

Uma organização que atua na área de saúde pública decidiu realizar uma redução da grande diversidade de itens empregados com uma mesma finalidade, visando, assim, à obtenção de melhores resultados no processo de gestão de materiais.

Esse procedimento adotado pela organização é denominado

  • A. catalogação
  • B. simplificação
  • C. especificação
  • D. normalização
  • E. padronização
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Dentre as diversas medidas de administração de bens e materiais, uma autarquia federal iniciou o processo de inventário físico dos materiais e bens patrimoniais da organização.

A realização de inventário físico NÃO apresenta entre seus benefícios o fato de

  • A. permitir a verificação das discrepâncias entre os registros de estoque e a quantidade real no estoque.
  • B. permitir a verificação das discrepâncias entre o estoque físico e o estoque contábil, em valores monetários.
  • C. proporcionar a apuração do valor total do estoque, para efeito de balanço quando realizado próximo ao encerramento do exercício fiscal.
  • D. viabilizar o atendimento à exigência fiscal, uma vez que é transcrito no livro de inventário conforme a legislação.
  • E. garantir o abastecimento de materiais à empresa, neutralizando os efeitos de demora ou atraso no fornecimento de materiais.
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