Questões da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

A Membrana plasmática é uma estrutura que delimita a célula do seu meio, porém permite o intercambio entre a célula e o meio. Considerando os diferentes processos de passagem através da membrana plasmática, assinale a proposição correta.
  • A. A pinocitose ocorre com a formação de pseudópodos, que permitem englobar substâncias sólidas.
  • B. Osmose é a passagem de água através da membrana de soluções hipotônicas para as soluções hipertônicas.
  • C. Transporte ativo utiliza proteínas presentes nas membranas, para facilitar a entrada de alimentos, principalmente nos protozoários.
  • D. Fagocitose é um tipo de transporte ativo de íons, através da membrana, com participação de proteínas como as permeases.
  • E. Exocitose é um tipo de simples difusão, que ocorre sempre que duas soluções de diferentes concentrações estão separadas por uma membrana semipermeável.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Conforme Bock, Furtado e Teixeira, Vigotski dedicou parte de sua obra às questões escolares, trazendo contribuições importantes para a compreensão dos chamados “problemas de aprendizagem”. Considere as assertivas abaixo, a respeito do pensamento deste autor sobre aprendizagem e desenvolvimento.

I) Vigotski defende a ideia de que há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passa ou recebemos influência externa.

II) Vigotski concebe o desenvolvimento como um processo que antecede à aprendizagem.

III) Para Vigotski, o desenvolvimento é um processo que se dá de dentro para fora.

IV) Vigotski construiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático.

V) A partir das concepções de Vigotski, a escola é vista como um espaço que deve privilegiar o contato social entre seus membros e torná-los mediadores da cultura.

Estão corretas apenas:

  • A. I e II.
  • B. I, II e III.
  • C. II e IV.
  • D. III, IV e V.
  • E. IV e V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
De acordo com a teoria ecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner, é correto afirmar que:
  • A. o microssistema está relacionado ao ambiente imediato da pessoa em desenvolvimento.
  • B. o exossistema é composto de microssistemas, dos quais a pessoa em desenvolvimento participa diretamente.
  • C. as três estruturas do contexto são: microssistema, exossistema, cronossistema.
  • D. a noção de desenvolvimento humano, proposta pelo autor, está relacionada com as mudanças que ocorrem nas características psicológicas da pessoa ao longo da sua vida.
  • E. na teoria do autor, as variáveis genéticas e ambientais são pólos opostos, desconsiderando as variáveis genéticas para o desenvolvimento humano.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A adolescência é reconhecidamente um período de relações conturbadas, rebeldia e comportamentos considerados desviantes. Não obstante, a etiologia dessas características está relacionada não apenas ao desenvolvimento biológico do corpo, mas também a novas construções psíquicas e sociais na história do sujeito. Considerando a bibliografia indicada, em específico a obra de Aberastury e Knobel, é correto afirmar que o papel do psicólogo ao trabalhar com adolescentes deve ser, prioritariamente:
  • A. zelar por sua proteção contra más influências sociais, unindo forças com a família do adolescente para que ele não se perca do caminho familiar.
  • B. proporcionar ao adolescente condições de construir uma identidade adulta, podendo o jovem elaborar, na medida do possível, os lutos pelo corpo infantil, por sua identidade e por seus pais infantis.
  • C. possibilitar que o adolescente possa encontrar um caminho ótimo dentro de um ambiente que favoreça a aceitação de uma força superior, a qual o auxilie em seu caminhar na vida adulta.
  • D. comportar-se como um segundo pai/mãe, exercendo a função parental de cobrança de regras e normas adequadas ao bom convívio da sociedade.
  • E. orientar o jovem a escolher um posicionamento dentro das questões da sexualidade e identidade de gênero.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O sistema binário é utilizado amplamente em sistemas modernos de computação, por ser facilmente representado eletronicamente. Assinale a alternativa que representa o número binário 11000101 convertido para o sistema decimal.
  • A. 197.
  • B. 199.
  • C. 193.
  • D. 123.
  • E. 127.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre a questão social, segundo Santos (2012), analise as assertivas a seguir.

I) Há diferenças entre modos de produção (escravismo e sistema feudal) e o modo de produção capitalista. Neste último, o desenvolvimento das forças produtivas operadas nos seus marcos é capaz de reduzir, significativamente, a dependência e a determinação de fatores naturais na produção de escassez.

II) O desenvolvimento das forças produtivas, independentemente do modo de produção, apresenta o mesmo potencial de redução de desigualdades e pobreza.

III) A escassez, produzida nos marcos do capitalismo, tem relação com o modo pelo qual as relações sociais de produção são estabelecidas; tal escassez poderia ser superada, caso fossem superadas as formas de exploração do trabalho.

IV) As lutas de classes são aspectos constitutivos e inelimináveis da “questão social”, tendo em vista as relações sociais contraditórias e antagônicas, que expressam o modo de produção capitalista: a socialização da produção da riqueza e a apropriação privada do que é socialmente produzido.

Estão corretas as assertivas:

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e III.
  • E. I, III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A concepção da intitulada “questão social” não é fonte unânime e homogênea entre os autores e estudiosos do tema. Porém, considerando a “questão social” na perspectiva da tradição marxista, alguns elementos são específicos. Sendo assim, sobre a concepção e a gênese da questão social para Santos (2012), é correto afirmar que:
  • A. a questão social remete às expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do Estado e do empresariado.
  • B. o processo de acumulação ou reprodução ampliada do capital não explica a gênese da questão social, segundo o viés da tradição marxista.
  • C. o processo capitalista de produção se satisfaz com o tempo de trabalho socialmente necessário para produzir respostas às necessidades humanas, o que configura o chamado processo de produção de maisvalia.
  • D. no tocante à relação entre o desemprego e o desenvolvimento tecnológico, é correto afirmar que o fator determinante do desemprego não guarda relação com o desenvolvimento tecnológico, já que este último não é empregado na perspectiva de valorização do capital.
  • E. a designação do conceito de “questão social”, invariavelmente, será associada com os processos de desigualdade e pobreza, independentemente das características específicas dos diferentes modos de produção.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
São órgãos superiores da administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, dentre outros:
  • A. Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, Reitoria e Auditoria.
  • B. Fórum de Desenvolvimento da UTFPR, Fórum Empresarial e Comunitário, Conselho de Planejamento e Administração e Procuradoria Jurídica.
  • C. Fórum Empresarial e Comunitário, Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, Procuradoria Jurídica e Reitoria.
  • D. Conselho de Graduação e Educação Profissional, Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, Conselho de Planejamento e Administração e Prefeituras de Câmpus.
  • E. Fórum de Desenvolvimento da UTFPR, Fórum dos Executivos dos Municípios, Fórum de Ex-Reitores e Pró-Reitores, Reitoria.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O texto de Luis Fernando Veríssimo menciona as figuras de linguagem metáfora e paradoxo.

Identifique nos exemplos abaixo: metáfora (1) e paradoxo (2).

( ) Esta questão é apenas a ponta do iceberg.

( ) Eu estou sempre dando murro em ponta de faca.

( ) O teto que o abrigava era também desproteção.

( ) Ele não encara a realidade, vive sonhando acordado.

( ) O pobre demonstrou sábia ignorância. ( ) Meu pensamento é um rio subterrâneo. (Fernando Pessoa)

( ) Buscava a resposta no coração do Brasil.

( ) Estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo)

Assinale a alternativa que apresenta a sequência adequada.

  • A. 1,1,2,2,2,1,1,2.
  • B. 1,1,2,2,1,1,2,2.
  • C. 2,1,2,1,1,2,2,1.
  • D. 2,2,1,1,2,2,1,1.
  • E. 1,2,1,2,1,2,2,1.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para Libâneo, a organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos. Situássemos as concepções em uma linha contínua, teríamos em um extremo a concepção técnico-científica e no outro a sociocrítica.

Coloque 1 para as afirmativas que se referem à concepção técnico-científica e 2 para as que se referem à concepção sociocrítica.

( ) Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola.

( ) A direção é centralizada em uma pessoa.

( ) A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas.

( ) A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade.

( ) A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente.

( ) As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional.

( ) O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  • A. 1, 1, 2, 2, 1, 1, 2.
  • B. 2, 1, 2, 1, 1, 1, 1.
  • C. 1, 1, 2, 2, 2, 1, 2.
  • D. 2, 2, 1, 1, 2, 1, 2.
  • E. 1, 1, 1, 2, 1, 2, 1.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: