Questões da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

A Revolução Russa tentou estabelecer um novo princípio que uniria todos os povos. “A Rússia é o rochedo que propagará a onda da Revolução Mundial”, escreveu Erwin Piscator, em 1919, em seu manifesto, endereçado aos trabalhadores de Berlim, conclamando a criação de um
  • A. Teatro Amador.
  • B. Teatro Proletário.
  • C. Teatro Absurdo.
  • D. Teatro Naturalista.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Quanto aos sistemas informatizados de catalogação, assinale a afirmação verdadeira.
  • A. Os sistemas informatizados de catalogação não devem ser vistos como elementos responsáveis pelo registro dos dados bibliográficos com vistas a qualquer tipo de intercâmbio de informações sobre o acervo, pois tais responsabilidades devem ser definidas em um plano mais abrangente na biblioteca.
  • B. A integração e a interoperabilidade entre as diferentes bases de dados tornam-se possíveis se os sistemas informatizados de catalogação utilizados nas bibliotecas utilizarem corretamente as especificações dos padrões para as descrições bibliográficas: esse uso correto facilitará uma eventual migração de dados em uma eventual substituição de sistemas.
  • C. Considerando-se a existência e atuação da Biblioteca Nacional, que em teoria possui registros bibliográficos sobre todo o acervo nacional, tendo em vista o que é definido nas Leis 10.994 de 2004 e 12.192 de 2010, não compete às bibliotecas estabelecerem planos para a evolução de seus sistemas, e, portanto, são desnecessárias preocupações com a migração de sua base de dados entre novos sistemas.
  • D. Embora a padronização possa trazer benefícios, não é recomendado que a biblioteca adote qualquer padrão de descrição bibliográfica que não seja alinhado às políticas de disseminação seletiva da informação, adotadas como estratégia de popularização das bibliotecas, pela valorização da leitura e do leitor.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O cimento Portland é o material de construção de mais extenso uso no mundo. Apesar de sua invenção ter ocorrido há mais de um século e, no Brasil, sua efetiva produção ter-se iniciado há cerca de 75 anos, muitos são os que fazem uso dele sem conhecê-lo com maior rigor. Assinale a opção que corresponde ao significado do tipo de cimento Portland CP II-Z.
  • A. Cimento Portland comum.
  • B. Cimento Portland composto com adição de escória.
  • C. Cimento Portland composto com adição de pozolana.
  • D. Cimento Portland de alta resistência inicial.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Conforme o § 261 de “Os Princípios da Filosofia do Direito” Hegel afirma que: “Em face do direito privado e do interesse particular, da família e da sociedade civil, o Estado é, por um lado, necessidade exterior e poder superior (...) por outro lado, é para eles fim imanente (...)”

A partir da compreensão do Estado hegeliano como “realidade em acto da ideia moral objetiva” considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Esta relação, sociedade civil–estado, expõe uma antinomia sem solução.

( ) Os interesses da sociedade civil estão resguardados pelo Estado como seu fim imanente.

( ) O Estado impede a efetivação dos interesses da sociedade civil.

( ) O Estado sintetiza, na totalidade, os objetivos particulares da sociedade civil.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, V, F, V.
  • B. F, F, V, V.
  • C. V, V, F, F.
  • D. V, F, F, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando o processo de industrialização no Brasil, é correto afirmar que
  • A. a recente organização do espaço industrial configura um novo mapa locacional, onde a instalação da indústria de bens de capital em regiões periféricas compromete a centralidade econômica de antigos polos, como o estado de São Paulo.
  • B. a opção por um desenvolvimento subordinado à penetração de investimentos internacionais, com pouca intervenção econômica do Estado, marcou a estrutura produtiva industrial brasileira nos governos da ditadura militar.
  • C. os distritos industriais marshallianos são, atualmente, a base da acumulação industrial brasileira, engendrando uma competição positiva, na qual a concentração geográfica das empresas e as relações de cooperação entre elas proporcionam uma eficiência coletiva.
  • D. um dos aspectos da nova economia industrial brasileira é a capacidade com que circuitos da produção inteiros sofrem processos de disjunção funcional, combinando estratégias produtivas e territoriais a fim de atingirem alta produtividade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Observa-se que a arte circense tem passado por inúmeras transformações ao longo dos anos. Com base nessa colocação, analise as seguintes afirmações:

I. Se por um lado houve uma diminuição de circos de lona, por outro há, hoje em dia, uma significativa ampliação da presença da linguagem circense no interior das sociedades, através das escolas de circo e de projetos sociais que utilizam essa linguagem como uma ferramenta pedagógica.

II. A arte circense passou por inúmeras transformações, entretanto essas transformações não foram significativas do ponto de vista da economia circense.

III. Na relação com a sociedade em que a arte circense está inserida, a tradição é colocada constantemente à prova e por isso o circo tenta incluir os novos modos de comunicação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I e III apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Bibliotecas são organizações forte e diretamente envolvidas com o fluxo informacional. Idealmente todo conhecimento produzido, registrado na forma de dados quantitativos ou qualitativos ou, ainda, em descrições textuais como nos livros, artigos, dentre outros, pode vir a ser incorporado nos acervos dessas organizações.

Considerando o ascendente volume de produção e oferta desse conhecimento, e o papel da biblioteca em relação aos tipos de tecnologias com potencial de aplicação nesse fluxo, atente para o que se diz a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Tecnologias assistivas são aquelas que ampliam ou complementam as capacidades humanas, inclusive em relação ao consumo de informações, auxiliando a obtê-las no fluxo informacional ou, ainda, auxiliando na adaptação da informação ao seu potencial usuário. É, portanto, papel da biblioteca fazer uso desses recursos tecnológicos.

( ) O papel da biblioteca em relação ao uso de tecnologia deve limitar-se aos sistemas informatizados de catalogação. Portanto, são tecnologias aplicáveis nas bibliotecas apenas aquelas diretamente relacionadas à catalogação. As demais, embora possam trazer contribuições, não estão abrangidas no escopo de ações esperadas de uma biblioteca.

( ) Sendo a biblioteca essencialmente uma organização que trata dos aspectos relacionados à organização e disseminação do conhecimento registrado, compete-lhe assumir o papel de esforçar-se na absorção de todo tipo de tecnologia que possa contribuir para que os seus serviços sejam aprimorados.

( ) A biblioteca é fruto de uma área eminentemente social, não sendo seu papel ocupar-se dos avanços tecnológicos, posto que não há relação direta entre a biblioteca e o uso de tecnologia, exceto pelos sistemas informatizados de catalogação. As linguagens documentárias e o conjunto de códigos e normas aplicáveis ao processamento técnico são suficientes.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, V, F, V.
  • D. F, F, V, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atente para a seguinte observação de Adorno: “A lógica formal almejava validade universal para as leis do pensamento. (O homem teve que criar uma harmonia teórica para além da discórdia do real.) Todos os objetos do pensamento são universais mas, é igualmente verdade que o significado supraindividual, a universalidade do conceito não é meramente formal é constituída na inter-relação entre sujeitos (pensantes ou atuantes) e seu mundo.

Atente para o que se diz a seguir e, com base na observação de Adorno, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Sob a regra da lógica formal, a noção de conflito entre essência e aparência é prescindível, se não, insignificante.

( ) A lógica formal, não transcende sua própria estrutura, permanece analítica.

( ) Há uma dissociação entre a neutralidade semântica da lógica formal e a necessidade de domínio do aparato tecnocrático.

( ) A compreensão da lógica tecnológica destaca as contradições sociais da realidade estabelecida.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, V, F, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre as formas de consumo e a economia dos serviços no Brasil, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:.

( ) Os serviços vinculados às funções de decisão, financeirização, inovação tecnológica da produção e atendimento pós-venda abandonam as metrópoles e se aglomeram cada vez mais em cidades médias e pequenas.

( ) a fluidez da comunicação pela Internet, mesmo se apoiando na comunicação física da rede, não respeita a centralidade econômica e política no Brasil, sendo mais intensa exatamente em áreas onde a pobreza é marcante.

( ) As mudanças no setor de distribuição atacadista e varejista implicaram uma transformação dos hábitos da população brasileira, que passou a conviver com a presença do consumo estandardizado em supermercados e shopping centers.

( ) A rápida expansão dos segmentos de franquia e marketing demonstra como o signo e o monopólio estabelecido através de marcas tendem a ser cada vez mais lucrativo no Brasil.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, V, F, V.
  • C. F, V, F, F.
  • D. F, F, V, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Relatório de Gestão Fiscal conterá
  • A. o comparativo, com os limites legais, dos montantes da despesa total com pessoal, dívidas consolidada e mobiliária, bem como das operações de crédito, inclusive por antecipação de receita.
  • B. o demonstrativo de apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício.
  • C. o montante das receitas, por fonte, informando as realizadas e a realizar, a previsão atualizada, bem como o montante das disponibilidades de caixa do Tesouro.
  • D. o quadro comparativo das despesas por grupo de natureza, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada no exercício, além dos restos a pagar liquidados e não liquidados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: