Questões da RG Assessoria

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Uma professora planejou ensinar os números a um grupo de crianças com cerca de 4 anos de idade, pois percebeu que elas não contavam usando a seqüência correta dos números. Para favorecer esse aprendizado, começou a ensinar as menores quantidades. Estipulou que a cada dia da semana focalizaria um número (de 1 a 10). Assim, no dia do 2, por exemplo, ela proporia que as crianças contassem a quantidade em diversas atividades diferentes. Posteriormente, ela apresentaria ao grupo um cartaz com o número 2 escrito.

Analisando esse planejamento, é correto definir que a atividade:

  • A.

    não é adequada, pois, além de partir da idéia de que as crianças não aprenderam nada em seu meio cultural, utiliza como estratégia a repetição, que não mobiliza o pensamento infantil e não traz desafios à inteligência.

  • B.

    não é adequada, pois, de acordo com estudos recentes, o aprendizado da seqüência numérica deve se dar do maior número para o menor, já que a criança nessa faixa etária percebe mais o todo que as partes.

  • C.

    é adequada, pois, além de promover a interação entre as crianças, desenvolve a percepção visual e a memória, capacidades indispensáveis para o aprendizado das relações lógicas da matemática no ensino fundamental.

  • D.

    é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, sempre do menor para o maior, por meio de estratégias condizentes com a faixa etária das crianças, desenvolvendo assim a percepção e o raciocínio lógico.

  • E.

    é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, porém a professora deveria trabalhar em pequenos grupos, estipulando um número para cada um, permitindo assim a troca de informações entre as crianças.

Sua resposta é:

Em um concurso público, na cidade de Faxinal dos Guedes (SC), João acertou apenas 16 das 54 questões da prova, enquanto Edson obteve o triplo do número de acertos de Hudson. Quantas questões dessa prova Edson Errou?

  • A. 6.
  • B. 16.
  • C. 26.
  • D. 38.
  • E. 48.
Sua resposta é:

Um professor de Matemática elaborou a seguinte ficha para acompanhar o processo de aprendizagem de frações de seus alunos de 5ª série, desenvolvido no início do 1º bimestre.

Assinale a alternativa mais pertinente em relação a estes registros.

  • A.

    São importantes porque permitem acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, identificando os aspectos que não foram desenvolvidos satisfatoriamente, e possibilitar, desse modo, o planejamento das ações visando à recuperação.

  • B.

    São desnecessários, pois as menções/notas dos alunos nas provas, apontadas no diário de classe, já indicam suas diferentes capacidades com relação às frações.

  • C.

    São importantes, mas da forma como foram apresentados, são dispensáveis, pois, para avaliar os alunos no tema em questão, bastaria constar na ficha os respectivos desempenhos em cada uma das quatro operações com frações.

  • D.

    São importantes de serem feitos, principalmente para informar e justificar o baixo rendimento de alguns alunos aos seus pais, ao coordenador, ao diretor da escola e ao supervisor de ensino.

  • E.

    São importantes, no entanto, evidenciam que o professor explora aspectos pouco relevantes das frações, sem enfatizar o trabalho mais essencial, que envolve as técnicas operatórias.

Sua resposta é:

Um passeio pelo bairro onde está situada a instituição de educação infantil pode fornecer elementos referentes à análise de paisagens, à identificação de características de diferentes grupos sociais, à presença de animais, fenômenos da natureza, ao contato com a escrita e os números presentes nas casas, placas, etc, contextualizando cada elemento na complexidade do meio. O mesmo passeio envolve, também, aprendizagens relativas à socialização, mobiliza sentimentos e emoções, constituindo-se em uma atividade que pode contribuir para o desenvolvimento das crianças. Sendo assim, o planejamento do professor deve prever que

  • A.

    as atividades sejam agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo como atividades permanentes, seqüência de atividades e projetos de trabalho, a fim de facilitar a aprendizagem.

  • B.

    os conteúdos sejam trabalhados de forma integrada e relacionados entre si, a fim de possibilitar que a realidade seja analisada por diferentes aspectos, sem fragmentá-la.

  • C.

    os diferentes conteúdos sejam tratados de maneira apropriada, de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais, a fim de que sejam valorizados pelas crianças.

  • D.

    as atividades desenvolvidas na volta à sala de aula, oportunizem que as crianças trabalhem com símbolos, idéias, imagens e representações que permitam atribuir sentido à realidade.

  • E.

    os conteúdos e as atividades sejam desenvolvidos como recursos para pensar, permitindo a apropriação de formas de representação e comunicação com a maior fidedignidade possível pelas crianças.

Sua resposta é:

"Resolução de Problemas" é uma alternativa para o ensino de Matemática, que vem sendo discutida e implementada ao longo dos últimos anos.

Dentre as alternativas, assinale a que não traduz corretamente as idéias veiculadas sobre essa questão.

  • A.

    Os problemas devem ser propostos porque proporcionam o contexto em que se podem apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.

  • B.

    As situações-problema devem ser encaradas como atividades que apresentam desafios e obstáculos a serem ultrapassados pelos alunos com o objetivo de mobilizar seu interesse e orientar suas ações.

  • C.

    A metodologia de "Resolução de Problemas" pressupõe que se considere que o mais importante não é a atividade matemática em si mesma, mas sim os resultados, definições, propriedades e demonstrações.

  • D.

    Resolver um problema significa compreender o que foi proposto e dar respostas aplicando procedimentos adequados, e não apenas aprender a dar uma resposta correta, pois isto, apenas, não garante a apropriação do conhecimento envolvido.

  • E.

    Resolver um problema pressupõe também que o aluno elabore um ou vários procedimentos de resolução, compare seus resultados com os de outros alunos e valide seus procedimentos.

Sua resposta é:

As diretrizes para o ensino de Matemática veiculadas pelas propostas mais recentes incorporam as atuais tendências para o ensino de Matemática, decorrentes de pesquisas, discutidas nos congressos de Educação Matemática, em alguns países. No entanto, na implementação dessas propostas, têm ocorrido distorções. Analise as afirmativas seguintes.

I – A História da Matemática deve ser considerada não só como um tema específico para ser desenvolvido nas aulas de Matemática, mas também do ponto de vista metodológico, ou seja, o professor situa no tempo e no espaço cada item do programa, apresentando trechos da história da Matemática e aspectos da vida dos grandes matemáticos.

II – O uso de materiais concretos é importante no processo ensinoaprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental, pois o simples fato de os manipular pode imprimir noções, conceitos e propriedades no pensamento do aluno.

III – A calculadora é bastante útil para o desenvolvimento de estratégias de resolução de situações-problema, uma vez que estimula a investigação de hipóteses, pois ganha-se tempo na execução dos cálculos; dessa forma, é um eficiente recurso para promover a aprendizagem de processos cognitivos e, por esse motivo, deve ser utilizada nas aulas de Matemática.

 IV – A adoção de um livro didático é fundamental porque ele organiza as situações de aprendizagem e, desse modo, permite a construção de conceitos, procedimentos e atitudes, pelo aluno, independentemente da intervenção do professor.

Pode-se afirmar que são interpretações não adequadas dos atuais movimentos de reorientação curricular as afirmações

  • A. I, II e IV, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.
Sua resposta é:

Analise o esquema a seguir.

Com base no esquema e nos conhecimentos sobre a origem da vida, considere as afirmativas a seguir.

I – O esquema representa a origem abiótica da vida, em conformidade com a teoria de Oparin-Haldane.

II – Os organismos primitivos – microrganismos – foram precedidos, em nosso planeta, por uma longa evolução dos compostos químicos.

III – Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informações dos organismos que lhes antecederam na Terra.

IV – As moléculas de proteínas e de ácidos nucléicos dos organismos atuais são estruturalmente distintas daquelas presentes em organismos primitivos.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e IV.
  • D.

    I, II e III.

  • E. II, III e IV.
Sua resposta é:

Acerca das vias de administração de medicamentos, assinale a única assertiva incorreta.

  • A.

    A via oral é usualmente a mais segura, além de ser considerada a mais econômica e adequada para a administração de medicamentos.

  • B.

    A via intramuscular é utilizada quando a substância é muito irritante à mucosa gástrica e de fácil absorção.

  • C.

    A via subcutânea é indicada quando não se quer uma absorção muito rápida, sendo que as drogas podem ser irritantes aos tecidos.

  • D.

    Na via endovenosa ou intravenosa os medicamentos devem ser aplicados bem diluídos e lentamente, produzindo, assim, efeitos mais rápidos.

  • E.

    Na via respiratória por inalação, as drogas devem ser voláteis e tem-se a vantagem da absorção ser imediata.

Sua resposta é:

Com relação aos cuidados gerais no preparo e na administração de medicamentos, assinale a opção correta.

  • A.

    Como trabalho em equipe, é permitido ministrar medicamentos preparados por colegas do grupo específico.

  • B.

    Para facilitar o trabalho, pode-se deixar a bandeja de medicação na enfermaria, caso haja necessidade de sair para atender outro paciente.

  • C.

    Não é atribuição do Técnico em Enfermagem observar a presença de sinais e sintomas que contra-indiquem a medicação.

  • D.

    Não é permitido que um paciente, mesmo com a supervisão da enfermagem, colabore na administração de medicamentos a outros pacientes.

  • E.

    É permitido associar em um frasco medicamentos na forma líquida que estejam prescritos para o mesmo horário.

Sua resposta é:

Em consulta de enfermagem uma mulher de 40 anos, foram identificados os seguintes diagnósticos:

a) Déficit de conhecimento sobre se preparo para a realização do exame de colpocitologia oncótica.

b) Integridade tissular prejudicada caracterizada por lesão ectópica no colo uterino relacionada à fatores mecânicos de exposição (vida sexual ativa).

c) Incontinência urinária, por pressão caracterizada por perda de urina aos esforços, relacionada à cistocele.

d) Disfunção sexual caracterizada pela verbalização de dispareunía e ausência de prazer relacionada a problemas de relacionamento com o companheiro.

e) Conforto alterado relacionado à hipermenorragia e metrorragia decorrentes de miomatose uterina.

Com relação aos diagnósticos apresentados, dentre outras intervenções, a mulher deve ser orientada a:

  • A.

    Abster-se de relações sexuais, não estar menstruada e interromper o uso de pomadas ou qualquer outro tratamento local, nos sete dias que antecedem a coleta do exame colpocitológico.

  • B.

    Manter higiene genital, utilizar cremes vaginais antissépticos, usar preservativos como forma de prevenção das DST/AIDS e realizar conização.

  • C.

    Realizar os exercícios de Hoffmann para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e procurar urinar a intervalos maiores de forma a esvaziar toda a bexiga e prevenir infecções urinárias.

  • D.

    Procurar controle/tratamento hormonal das manifestações da miomatose e prevenir dieteticamente o aparecimento de discrasias ocasionadas pelas perdas sangüíneas.

  • E.

    Avaliar e discutir com seu companheiro os fatores que ocasionam dificuldades sexuais, explorando questões e medos associados ao sexo e procurar ajuda especializada.

Sua resposta é: