Questões da IOBV - Instituto O Barriga Verde

Encontre Questões da Banca IOBV com o filtro abaixo,

Questões de Medicina Geral
Ano: 2014 Banca: IOBV Concurso: Prefeitura de Araquari - SC, Cargo: Médico Clínico Geral

Não é uma condição que origina Anemia de Doença Crônica:

  • A. Doença inflamatória Pélvica.
  • B. Lúpus eritematoso sistêmico.
  • C. Insuficiência hepática.
  • D. Meningite.
Sua resposta é:
Questões de Pedagogia Geral
Ano: 2014 Banca: IOBV Concurso: Prefeitura de Araquari - SC, Cargo: Professor de Séries Iniciais

Leia com atenção as proposições abaixo:

Considerando as proposições acima e firmando-se na abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto às relações entre aprendizagem escolar e trabalho, é correto afirmar que:

  • A. A proposição I apresenta considerações relacionadas aos princípios da tendência pedagógica tecnicista.
  • B. A proposição II apresenta contradição aos ditames da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no tocante aos objetivos da educação nacional.
  • C. As considerações expostas nas proposições I e II vinculam-se positivamente às relações entre aprendizagem escolar e trabalho apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • D. A proposição II apresenta contradição aos apontamentos didáticos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Sua resposta é:
Questões de Psicologia Geral
Ano: 2014 Banca: IOBV Concurso: Prefeitura de Araquari - SC, Cargo: Psicólogo

Sobre os Transtornos Mentais graves é incorreto afirmar:

  • A. Os transtornos psicóticos são caracterizados pela perda de contato com a realidade, delírios (pensamentos não compartilhados), alucinações (percepções sem objeto), comportamentos bizarros e, por vezes, isolamento social.
  • B. Nos transtornos afetivos graves temos o Transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e depressão recorrente grave.
  • C. ) Os transtornos do espectro impulsivo-compulsivo são ligados ao controle de obsessões, impulsos e/ou compulsões, como os transtornos alimentares e o transtorno obsessivo compulsivo.
  • D. Nos transtornos de personalidade encontram-se conjunto de alterações comportamentais que afetam o estilo de funcionamento completo do indivíduo (personalidade), como o transtorno de personalidade histriônica e o transtorno de personalidade antissocial.
Sua resposta é:
Questões de Pedagogia Geral
Ano: 2014 Banca: IOBV Concurso: Prefeitura de Araquari - SC, Cargo: Professor de Séries Iniciais

No processo de alfabetização, alguns estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades. Geralmente “não inferem informações que estão explícitas ou implícitas no texto”. Para reorganizar o ensino diante da dificuldade apresentada, é adequado propor a seguinte atividade:

  • A. Estimular as relações entre título e conteúdo do texto, entre conhecimentos prévios e informações do texto.
  • B. Analisar as sílabas das palavras escritas, visando à compreensão de que as sílabas podem variar quanto à estrutura (cv, vv, cvc, etc.).
  • C. Desenvolver atividades que visem à memorização do alfabeto.
  • D. Sistematizar o uso de cadernos, com ênfase na pauta.
Sua resposta é:
Questões de Medicina Geral
Ano: 2014 Banca: IOBV Concurso: Prefeitura de Araquari - SC, Cargo: Médico Clínico Geral

Paciente, 5 anos de idade, 25kg, diagnosticada com Tuberculose pulmonar deve receber qual esquema básico para tratamento da TB:

  • A. 2 meses de fase de ataque com: Rifampicina 300mg/dia; Isoniazida 200mg/dia; Pirazinamida 1000mg/dia. 4 meses de fase de manutenção: Rifampizina 300mg/dia; Isoniazida 200mg/dia.
  • B. 2 meses de fase de ataque com: Rifampicina 150mg/dia; Isoniazida 75mg/dia; Pirazinamida 400mg/dia e Etambutol 275mg/dia. 4 meses de fase de manutenção: Rifampizina 150mg/dia; Isoniazida 100mg/dia.
  • C. 2 meses de fase de ataque com: Rifampicina 150mg/dia; Isoniazida 100mg/dia. 4 meses de fase de manutenção: Rifampizina 150mg/dia; Isoniazida 100mg/dia.
  • D. 2 meses de fase de ataque com: Rifampicina 150mg/dia; Isoniazida 75mg/dia; Etambutol 275mg/dia. 4 meses de fase de manutenção: Rifampizina 300mg/dia; Isoniazida 200mg/dia.
Sua resposta é:

Avalie as alternativas abaixo e assinale a questão CORRETA em relação as Redes de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito do Sistema Único de Saúde, descritos pela portaria nº 4.279 de 30 de dezembro de 2010:

  • A. No Brasil, o debate em torno da busca por maior integração adquiriu nova ênfase a partir do pacto pela Saúde, que contempla o acordo afirmado entre os gestores do SUS e ressalta a relevância de aprofundar o processo de regionalização e de organização do sistema de saúde sob a forma de rede como estratégias essenciais para consolidar os princípios do SUS, se efetivando em três dimensões: Pacto pela vida: compromisso com a consolidação dos fundamentos políticos e princípios constitucionais do SUS; Pacto em Defesa do SUS: compromisso com os princípios e diretrizes para a descentralização, regionalização, financiamento, planejamento, programação pactuada e integrada, regulação, participação social, gestão do trabalho e educação em saúde; Pacto pela Gestão: Compromisso com as prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.
  • B. Em sintonia com o Pacto pela Saúde, foi aprovada a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e a Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS), ambas voltadas para a configuração de um modelo de atenção capaz de responder as condições crônicas e as condições agudas e promover ações de vigilância e promoção a saúde, efetivando a Atenção Primária em Saúde como eixo estruturante da RAS no SUS.
  • C. A operacionalização da RAS se dá impreterivelmente e unicamente por um sistema lógico de funcionamento determinado pelo modelo de Atenção à Saúde.
  • D. O modelo organizacional das RAS são únicos, evidencias mostram que apenas o conjunto de alguns tributos são necessários para o seu funcionamento: I – População e território abrangente; II - Extensa gama de estabelecimentos de saúde que presta serviços de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, gestão de casos entre outros; III – Atenção primária em saúde estruturada como primeiro nível de atenção e porta de entrada do sistema; IV – Atenção à Saúde centrada no indivíduo enquanto família e comunidade.
Sua resposta é:
Questões de Pedagogia Geral
Ano: 2014 Banca: IOBV Concurso: Prefeitura de Araquari - SC, Cargo: Professor de Séries Iniciais

Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de compreender os sinais +, - , ÷, ×, pode sinalizar:

  • A. Dislexia.
  • B. Discalculia.
  • C. Distúrbio de escrita.
  • D. Discalculia verbal.
Sua resposta é:
Questões de Medicina Geral
Ano: 2014 Banca: IOBV Concurso: Prefeitura de Araquari - SC, Cargo: Médico Clínico Geral

A úlcera péptica era, até recentemente, considerada uma doença de etiologia desconhecida, de evolução em geral crônica, com surtos de ativação e períodos de acalmia, resultantes de perda circunscrita de tecido em regiões do trato digestivo capazes de entrar em contato com a secreção cloridropéptica do estômago. É diferenciada das erosões pelo fato destas não atingirem a submucosa e, portanto, não deixarem cicatriz ao se curarem. O aparecimento de úlceras pépticas pode estar associado ao uso prolongado de antiinflamatórios não esteroides (AINES). Acredita-se que AINEs promovem lesão gastroduodenal por dois mecanismos independentes, ou seja, diretamente por efeito tóxico direto, em nível epitelial, sobre os mecanismos de defesa da mucosa gastroduodenal, resultando em aumento da permeabilidade celular, inibição do transporte iônico e da fosforilação oxidativa, e, sistematicamente, enfraquecendo os mecanismos de defesa através da inibição da cicloxigenase, enzima-chave na síntese das prostaglandinas. Desta forma, AINEs causam uma redução significativa nos teores de prostaglandinas das mucosas. Desta forma, não é um fator de risco que claramente cursam com o risco aumentado de complicações da úlcera péptica pelo uso deste tipo de medicação:

  • A. História prévia de úlcera péptica ou sangramento digestivo.
  • B. Idade superior a 60 anos, especialmente em mulheres.
  • C. Diabetes Mellitus tipo 2.
  • D. Coadministração de corticosteroides e anticoagulantes.
Sua resposta é:

De acordo com os Cadernos de Atenção Básica nº 27 (2010), que versa sobre as diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família:

I. O Ministério da Saúde criou os NASF mediante a Portaria GM nº 154 de 2008 com o objetivo de apoiar a Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços, como também ampliar as ações da atenção básica.

II. O NASF tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica e além do conhecimento técnico é preciso também ter a responsabilidade por determinado número de equipes e desenvolver habilidades relacionadas à Saúde da Família.

III. Além da Atenção Básica, o NASF também é considerado porta de entrada para os usuários, como também ele apoia às equipes de Saúde da Família.

IV. O NASF possui algumas ferramentas tecnológicas para a organização e o desenvolvimento do processo de trabalho, como o apoio matricial, a clínica ampliada, o projeto terapêutico singular (PTS) e o projeto de saúde no território (PST).

Assinale o item que possui as afirmativas corretas:

  • A. I, II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. II e III.
  • D. II, III e IV.
Sua resposta é:

Com relação à Saúde Mental na Atenção Primária (Cadernos de Atenção Básica nº 27), há algumas diretrizes gerais para a atuação das Equipes de Saúde, exceto:

  • A. A educação permanente deve ser o dispositivo fundamental para a organização das ações de saúde mental na Atenção Primária.
  • B. Deve-se identificar, acolher e atender às demandas de saúde mental do território, somente no grau mais severo – os pacientes devem ter acesso ao cuidado em saúde mental o mais próximo possível do seu local de moradia, de seus laços sociais e familiares.
  • C. Devem ser priorizadas as situações mais graves, que exigem cuidados mais imediatos (situações de maior vulnerabilidade e risco social).
  • D. As redes sanitária e comunitária são importantes nas estratégias a serem pensadas para o trabalho conjunto entre saúde mental e equipes de Saúde da Família.
Sua resposta é: