Questões da IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo

Leia o texto sobre o caranguejo-uçá para responder á questão .

O caranguejo-uçá vive nos manguezais e sua reprodução ocorre de dezembro a abril. Nessa época, os caranguejos saem das tocas para acasalamento e liberação de ovos. Durante esse período, chamado “andada”, ocorre o defeso. Nesses dias, são proibidos, além da captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, o transporte, a industrialização, a comercialização, o armazenamento dos caranguejos-uçá, bem como das partes isoladas (desfiado, puãs, pinças e garras) de qualquer origem, conforme orientações da Prefeitura de Vila Velha para o primeiro defeso de 10 a 15 de janeiro.

Considere as afirmativas sobre a preservação dessa espécie de caranguejo.
I - Essa espécie é fundamental para a sobrevivência de outras espécies do manguezal.
II - Preserva a cadeia alimentar.
III - Prejudica a sobrevivência de catadores dessa espécie, pois a cata de caranguejo é uma atividade extrativista.
IV - É desnecessária, pois essa espécie destrói o manguezal.

São verdadeiras as afirmativas:
    A) I e II.
    B) I e III.
    C) I e IV.
    D) II e III.
    E) II e IV.
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Avançar na compreensão de currículo como categoria técnica e instrumental (derivada da concepção cartesiana) ou como uma categoria puramente sociológica (derivada, sobretudo, da concepção crítica) constitui um dos principais desafios que se apresentam no campo da educação. A releitura dos conceitos de tempo e espaço da escola passa pela necessária releitura dessas concepções de currículo.


As discussões que estão em curso, e que incluem novas questões ao tema do currículo, estão auxiliando essa necessária atualização conceitual. São elas:

    A) infância, adolescência, historicidade e inteligência artificial.
    B) religião, liberdade de expressão, sustentabilidade e leis.
    C) tecnologia, mudança de paradigma, inovação e criatividade.
    D) cultura, gênero, diversidade e identidades.
    E) discurso de ódio, robótica, fake News e gamificação.
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Verão é tempo de se divertir, seja na praia ou na piscina, a estação mais aguardada do ano. Considere os seguintes cuidados com o corpo que devem ser tomados com o corpo durante os dias com temperaturas mais elevadas.


I – Usar roupas com tecidos sintéticos que evitem a evaporação da transpiração.

II – Usar protetor solar.

III – Realizar exercícios ao ar livre somente nos horários de pico de calor.

IV – Ingerir bastante líquido.


São verdadeiras as afirmativas:

    A) I e II.
    B) I e III.
    C) II e III.
    D) II e IV.
    E) III e IV.
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O documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE) é:
    A) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
    B) a Base Nacional Comum Curricular.
    C) os Parâmetros Curriculares Nacionais.
    D) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
    E) os Referenciais Curriculares para a Educação Nacional.
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A área do Município de Vila Velha é aproximadamente 210 km². Essa área corresponde à área de um retângulo cujas dimensões são 30 km e 7 km.

O perímetro desse retângulo corresponde a:

    A) 37 km.
    B) 60 km.
    C) 74 km.
    D) 210 km.
    E) 247 km.
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“Segundo Amorim Neto e Rosito (2009) o educador, além de sua formação acadêmica, deve trazer em si sinais de amadurecimento moral, afetivo e emocional para que ele possa conhecer-se e encontrar-se em si mesmo para depois dedicar-se verdadeiramente aos educandos. Segundo os autores a questão crucial para uma sociedade mais humana e fraterna é a valorização do convívio solidário entre os seres humanos. Sem isso a sociedade e as relações humanas serão caracterizadas pela indiferença e pela anulação do outro.

Desta forma, verificamos que as relações interpessoais que desenvolvemos ao longo de nossas vidas têm implicações decisivas em nossa maneira de agir e pensar. No ambiente escolar, especificamente, essa relação assume proporções muito significativas e repercute no processo ensino-aprendizagem, uma vez que educadores e educandos precisam estar sintonizados e voltados para um mesmo objetivo, ou seja, a construção e transformação do conhecimento. E esse objetivo só será alcançado de forma eficaz se a relação estabelecida entre os envolvidos no processo for positiva.” (Eliana Garcia)

Assim, vínculos positivos poderão despertar no aluno um interesse especial sobre determinado assunto ou conteúdo, por outro lado, vínculos negativos poderão trazer desinteresse e até mesmo aversão ao tema tratado ou disciplina.


Para a autora, o educador é o:

    A) mediador entre os estudantes e os diferentes objetos e experiências do conhecimento.
    B) coordenador das ações educativas, estritamente relacionadas ao âmbito cognitivo dos alunos.
    C) responsável pela relação que estabelece com os educandos e com os vínculos que serão criados.
    D) mestre em quem todos os alunos podem depositar confiança e respeito irrestritos.
    E) condutor dos caminhos pedagógicos relacionados aos diferentes componentes curriculares.
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A professora levou o desenho da bandeira do município para os estudantes colorirem. O desenho apresenta um retângulo decomposto em um triângulo e mais duas figuras geométricas.


Sobre essas figuras geométricas, é correto afirmar que são:

    A) losangos.
    B) paralelogramos.
    C) pentágonos.
    D) retângulos.
    E) trapézios.
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Na nossa sociedade, a participação social é intensamente mediada pelo texto escrito, e os que dela participam se apropriam não apenas de suas convenções linguísticas, mas, sobretudo, das práticas sociais mediadas por esses textos.


Na concepção de Mikhail Bakhtin (filósofo e pensador russo), os gêneros textuais, são:

    A) produtos resultantes de tendências dominantes no processo histórico de constituição da língua pelo trabalho dos falantes.
    B) estruturas textuais peculiares que surgem dos diferentes tipos de textos a partir de sua constituição e observando sua finalidade.
    C) as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto.
    D) a forma sob a qual o texto se apresenta, determinando a estrutura padrão que rege como cada um será construído.
    E) as organizações recebidas por um texto de acordo com as regras gramaticais, dependendo de suas características.
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Um grupo de turistas vai visitar alguns municípios do Espírito Santo. Eles vão sair de Vila Velha para Cachoeiro de Itapemirim.


Considerando o mapa do Espírito Santo e a rosa dos ventos, eles percorrerão as direções:

    A) nordeste – sudoeste.
    B) noroeste – sudeste.
    C) norte – sul.
    D) sudeste – noroeste.
    E) sudoeste – nordeste.
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Desde 1997 (com os PCNs de 1ª a 4ª séries /1º e 2º ciclos), que os objetivos ‘ler autonomamente gêneros previstos para o ciclo’; e ‘escrever textos coesos e coerentes pertinentes aos gêneros previstos para o ciclo, adequados aos objetivos e aos leitores pretendidos’ estão presentes nas propostas curriculares nacionais.


Portanto, há tempos, a ideia de gênero textual a ser trabalhado com os alunos desde as primeiras etapas da Educação Básica, já é parâmetro para o trabalho com:

    A) a sentenciação.
    B) o método fônico.
    C) a alfabetização analítica.
    D) o processo global.
    E) o letramento.
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