Questões da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

A Lei No 8.666 de 1993 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Nesse contexto, a referida Lei dispensa a prática da licitação mediante alguns acontecimentos, a saber:

i) Quando os Estados tiverem que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar abastecimento;

ii) Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;

iii) Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido ou não o Conselho de Defesa Nacional;

iv) Para a construção, a ampliação, a reforma e o aprimoramento de estabelecimentos penais, desde que configurada situação de grave e iminente risco à segurança pública.

Estão incorretos os itens

  • A. i e ii.
  • B. i e iii.
  • C. ii e iii.
  • D. ii e iv.
  • E. iii e iv.
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A antecipação referida na NR-9 - PPRA
  • A. é o reconhecimento de riscos à saúde já instalados.
  • B. é a avaliação do risco à saúde.
  • C. é a terceira etapa do trabalho em higiene ocupacional.
  • D. não pode ser considerada uma atividade de higiene ocupacional.
  • E. é a identificação de riscos à saúde, antes de estarem instalados.
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O debate sobre a ética no serviço social, que deu origem ao código de ética de 1986, questionou fortemente as matrizes da doutrina social da igreja e do funcionalismo que orientavam a profissão. Desta forma, esse debate procurou romper com
  • A. uma visão naturalizada da sociedade e as noções de bem comum e de pessoa humana que fundamentavam a discussão sobre ética no serviço social.
  • B. a compreensão de luta de classes e da questão social que originavam os problemas sociais vividos pelos usuários.
  • C. uma visão histórica da sociedade e dos fenômenos sociais que explicavam a origem dos problemas sociais.
  • D. uma compreensão da realidade pautada pela contradição e pela luta de classes formadora da sociedade capitalista.
  • E. o debate sobre a questão social como fenômeno social construído no processo da luta de classes.
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O intenso e rico debate teórico-metodológico no interior do serviço social durante os períodos denominados de reconceituação e pós-reconceituação, nas décadas de 1970 e 1980, favoreceu a consolidação da adoção]
  • A. da teoria neopositivista na formação profissional.
  • B. do pluralismo com direção social crítica na formação profissional.
  • C. da teoria neoliberal na formação profissional.
  • D. da teoria estruturalista na formação profissional.
  • E. da teoria fenomenológica acerca da luta de classes na formação profissional.
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A Pesquisa para o serviço social fornece subsídios à análise do processo de produção e reprodução da vida social sob o capitalismo, contribuindo para a elaboração de projetos de intervenção e a intervenção propriamente dita. Desta forma, a Pesquisa no serviço social possibilita desenvolver competências profissionais em três níveis:
  • A. o das competências teóricas, o das competências metodológicas e o das competências ideológicas.
  • B. o das competências políticas, o das competências técnico-operativas e o das competências ideológicas.
  • C. o das competências teórico-metodológicas, o das competências políticas e o das competências técnico-operativas.
  • D. o das competências teóricas, o das competências técnico-operativas e o das competências ideológicas.
  • E. o das competências teórico-metodológicas, o das competências técnico-operativas e o das competências ideológicas.
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A Pesquisa, enquanto elemento constitutivo da formação profissional do serviço social, deve dotar o assistente social da capacidade de

I. desvendar as dimensões constitutivas da questão social;

II. prescindir dos instrumentos de pesquisa das ciências naturais e biológicas;

III. utilizar ferramentas ideológicas de pesquisa no exercício da militância profissional;

IV. identificar as motivações morais do capitalismo na prática social dos usuários da política social;

V. desvendar o padrão de intervenção social do Estado nas expressões da questão social, do significado e da funcionalidade das ações instrumentais a este padrão;

VI. identificar e construir estratégias que orientem e instrumentalizem a ação profissional.

Estão corretos os itens

  • A. I, II; III.
  • B. I, III; IV.
  • C. II; IV; V.
  • D. I; V; VI.
  • E. IV; V; VI.
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A força que produz o movimento de elétrons em um condutor é uma grandeza elétrica chamada potencial elétrico ou tensão elétrica cuja unidade é o Volt (V). A tensão elétrica pode ser obtida por calor, pela luz, por ação química, por pressão e por magnetismo. O movimento dos elétrons pelo condutor é grandeza elétrica chamada de corrente elétrica, cuja unidade é o Ampére (A). A natureza destas grandezas pode ser corretamente descrita da seguinte maneira
  • A. a tensão elétrica produzida pelo calor é obtida pelo aquecimento em uma das extremidades de um condutor de metal cujo deslocamento da corrente (elétrons) é no sentido da extremidade mais fria para a mais quente.
  • B. a força contra eletromotriz é a tensão elétrica produzida por campo magnético.
  • C. a tensão fotoelétrica é obtida em metais fotossensíveis em que o deslocamento dos elétrons se faz afastando da superfície de um metal.
  • D. ação química na produção da tensão elétrica permite o deslocamento dos elétrons, alterando as moléculas das substâncias atuantes.
  • E. a tensão elétrica pode ser obtida por compressão ou distensão de certos cristais. Se a pressão é mantida constante, o fluxo de elétrons continuará indefinidamente.
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As cargas não lineares, que utilizam conversores estáticos de potência para conformação da energia elétrica, produzem correntes distorcidas nas linhas de energia. Essas correntes distorcidas podem ser decompostas em série de Fourier numa soma de senos e cossenos com frequências múltiplas da frequência fundamental da linha de energia, chamadas de harmônicas. Daí se dizer que as cargas não lineares produzem harmônicos. Em relação aos harmônicos existentes nos sistemas de potência é correto afirmar o seguinte:
  • A. transformadores elétricos são equipamentos elétricos que não produzem harmônicos.
  • B. conversores estáticos que alimentam motores elétricos distorcem a forma de onda da corrente e produzem harmônicos que são múltiplos e submúltiplos da frequência de 60Hz.
  • C.
  • D. para cargas trifásicas não lineares, a corrente harmônica de ordem impar múltipla da 3ª harmônica no neutro é a soma das correntes das mesmas ordens harmônicas das linhas.
  • E. a harmônica de ordem impar não múltipla da 3ª harmônica (5ª, 7ª, 11ª, ...) tem a corrente no neutro maior que o triplo da corrente em cada linha.
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O processo de controle social das políticas públicas brasileiras contempla diferentes mecanismos e instâncias de participação, organizados de forma federativa, abrangendo, desta forma, os três níveis de governo. As conferências em algumas políticas setoriais, nos três níveis, têm caráter deliberativo e em outras são apenas consultivas. O que caracteriza a natureza deliberativa das conferências é o fato de que
  • A. suas deliberações têm força vinculante, portanto, são imperativas ao processo de formulação dos programas governamentais.
  • B. as deliberações, necessária e imediatamente, devem ser adotadas como parâmetro norteador da ação governamental no respectivo setor.
  • C. suas deliberações devem ser adotadas para orientar os processos de normatização de programas governamentais nos três níveis de governo.
  • D. suas deliberações são diretrizes que podem servir de orientação para a formulação de políticas no respectivo setor.
  • E. Por serem espaços de diálogo entre o governo e a sociedade, suas deliberações são dotadas de virtudes éticas, portanto, são imperativas.
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No Regime Geral da Previdência há uma relação de doenças que isentam o segurado de carência. NÃO faz parte desta relação
  • A. doença de Crohn.
  • B. cegueira.
  • C. cardiopatia.
  • D. Parkinson.
  • E. nefropatia grave.
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