Questões da CESPE

Encontre Questões da Banca CESPE com o filtro abaixo,

Questões de Ciência da Computação Gestão do Risco
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: SEE/DF, Cargo: Analista de Gestão Educacional

Acerca dos conceitos e características de engenharia de requisitos, gestão de requisitos, análise e projeto, implementação e testes, julgue os itens subsequentes. Para auxiliar na gerência de riscos e prevenir insatisfações das partes interessadas, deve-se dificultar as modificações na especificação dos requisitos.

Sua resposta é:

Com referência às responsabilidades dos agentes públicos na garantia do direito a educação, em todas as etapas, níveis e modalidades, julgue os próximos itens de acordo com a LDB. Compete ao dirigente escolar elaborar a proposta pedagógica da escola, e aos professores, elaborar e cumprir o plano de trabalho em consonância com a proposta pedagógica da escola.

Sua resposta é:
Questões de Língua Portuguesa Redação Oficial
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: SEE/DF, Cargo: Técnico de Gestão Educacional

A respeito de correspondência oficial, julgue os itens seguintes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República. No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

Sua resposta é:
Questões de Medicina Clínica Geral
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: HUB, Cargo: Médico Residente Especialista

Um paciente com sessenta anos de idade, ao ser atendido em pronto-socorro, informou que, havia dois dias, apresentava dispneia aos mínimos esforços e tosse com expectoração clara. Ao ser indagado, afirmou fumar em torno de vinte maços de cigarro ao ano e fazer uso irregular da medicação anti-hipertensiva que lhe havia sido prescrita. Negou ter tido febre, sudorese, calafrios e perda de peso.

No exame físico, apresentou cianose, com pressão arterial de 160 mmHg × 100 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 30 irpm, oximetria com saturação de oxigênio em 86% e ritmo cardíaco regular, em três tempos, com a presença de terceira bulha. A ausculta respiratória indicou crepitações expiratórias em ambas as regiões infraescapulares. O resultado da radiografia de tórax revelou cardiomegalia com cefalização da trama vasobrônquica, bem como o do eletrocardiograma identificou taquicardia sinusal e sobrecarga de câmaras esquerdas. O BNP medido foi de 1200 (normal = menor que 100 pg/mL).

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.

O uso irregular de medicação para o controle da pressão arterial justifica o achado eletrocardiográfico de sobrecarga de câmaras esquerdas.

Sua resposta é:
Questões de Administração Decisão em Administração
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: TRE PE, Cargo: Analista Judiciário

Em uma relação colaborativa entre organizações privadas e o Estado, na qual as organizações participam do processo decisório e recebem uma série de atribuições referentes às políticas públicas, predomina o

  • A. neoliberalismo.
  • B. neocorporativismo.
  • C. clientelismo.
  • D. corporativismo privado.
  • E. corporativismo estatal.
Sua resposta é:
Questões de Administração Gestão por Competência
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: TRE PE, Cargo: Analista Judiciário

Em se tratando da gestão por competências, estabelecer as competências organizacionais é fundamental para promover o alinhamento com as competências das pessoas. Nesse contexto, consideram-se competências organizacionais básicas aquelas

  • A. relacionadas com a gestão de recursos financeiros, comerciais e produtivos para a obtenção de melhores resultados.
  • B. apresentadas nas atividades exercidas na organização, inerentes a cada indivíduo.
  • C. necessárias ao funcionamento organizacional, inerentes à estrutura e à organização para a realização do trabalho.
  • D. que retratam o conjunto interdependente de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a realização das tarefas das equipes.
  • E. relativas a clientes e fornecedores, fundamentais para o sucesso da organização.
Sua resposta é:
Questões de Administração Gestão de Pessoas
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: TRE PE, Cargo: Técnico Judiciário

As tendências de gestão de pessoas no setor público incluem

  • A. fortalecer a avaliação de desempenho com a criação de incentivos para elevar o desempenho dos servidores e corrigir distorções salariais.
  • B. priorizar a definição de atribuições especializadas para os cargos públicos para que os integrantes das carreiras atuem em órgãos específicos no Poder Executivo.
  • C. rever a política remuneratória das carreiras de nível superior para recompor as perdas acumuladas pela inflação e uniformizar os índices de reajustes.
  • D. instituir programas de capacitação continuada com o objetivo de ampliar a formação acadêmica dos servidores.
  • E. estabelecer política de concursos públicos para constituir quadro de reserva que garanta a existência de candidatos habilitados no período de vigência do concurso.
Sua resposta é:
Questões de Administração Abordagens Clássicas da Administração
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: SEE/DF, Cargo: Professor de Educação Básica

A respeito da administração e seus preceitos fundamentais conforme a literatura de administração científica, julgue os itens a seguir. Os pressupostos teóricos da administração científica visam contribuir diretamente para a maior eficiência dos processos produtivos, incluindo a redução dos custos de produção.

Sua resposta é:
Questões de Administração Comportamento Organizacional
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: SEE/DF, Cargo: Professor de Educação Básica

Julgue os itens a seguir, referentes aos elementos do comportamento organizacional. O elemento central da relação de reciprocidade entre pessoas e organizações é o comprometimento afetivo que as pessoas demonstram em relação às organizações que estabelecem relações baseadas no reconhecimento e valorização.

Sua resposta é:
Questões de Administração Motivação
Ano: 2017 Banca: CESPE Concurso: SEE/DF, Cargo: Professor de Educação Básica

Julgue os itens a seguir, referentes aos elementos do comportamento organizacional. Conforme a teoria da expectativa, a motivação depende da percepção de que a organização adota mecanismos de equidade e paridade de remuneração como forma de reconhecimento do desempenho dos indivíduos que nela trabalham.

Sua resposta é: