Um membro do Ministério Público que atua em tribunal de j...

Um membro do Ministério Público que atua em tribunal de justiça discorda do decidido em um acórdão da corte e pretende recorrer. Percebe, contudo, que o tribunal acolhera integralmente o que fora preconizado para o caso pelo promotor com atuação no primeiro grau.


Nesse caso, o membro do parquet

    A) poderá recorrer, devido ao princípio institucional da independência funcional.
    B) poderá recorrer, por ocupar posição hierárquica superior em relação ao promotor com atuação no primeiro grau.
    C) não poderá recorrer, devido a preclusão processual lógica.
    D) não poderá recorrer, devido ao princípio institucional da unidade do Ministério Público.
    E) não poderá recorrer, devido ao princípio institucional da indivisibilidade do Ministério Público.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A autora poderia ter optado, corretamente, pela seguinte redação da frase em que formula sua preferência:

Resolva a questão aqui ›


Um homem de 45 anos de idade encontra-se internado na enfermaria de uma clínica médica para investigação diagnóstica por problemas respiratórios há 30 dias. O paciente refere que há cerca de três meses iniciou quadro de dispneia intensa, dor torácica à direita, ventilatório-dependente, febre diária e tosse produtiva com secreção amarelada. Refere também perda ponderal de 4 kg nos últimos dois meses. Nega hemoptise, náuseas, vômitos ou cefaleia. É ex-tabagista, 27 maços por ano, interrompido há 8 meses, ex-etilista. Após investigações diagnósticas foi confirmado tumor do mediastino. Atualmente está em uso de cateter nasal de oxigênio, referindo dispneia apenas aos esforços, disfagia e dor perimamilar em hemitórax direito. No exame físico encontra-se em regular estado geral, emagrecido, hipocorado, acianótico, lúcido e orientado. Presença de hipocratismo digital. Apresenta linfonodo axilar à direita de cerca de 1 cm de diâmetro, levemente endurecido, móvel e indolor. Presença de massa perimamilar à direita, com cerca de 5 cm de diâmetro, fibroelástica, dolorosa à palpação. A ausculta pulmonar revelou murmúrios vesiculares rudes com presença de sibilos inspiratórios e creptações expiratórias difusas em hemitórax esquerdo e direito. Peso de 52 kg e altura de 1,73 m. Relata dificuldades para dormir há dois dias após a confirmação do diagnóstico, associada à preocupação com os filhos e seu estado de saúde. Diz ter medo de morrer.

Com base nesse quadro clínico, julgue os itens de 26 a 32.

Para o diagnóstico de nutrição desequilibrada, descrito na NANDA, são necessárias as seguintes intervenções de orientação alimentar: estimular a ingestão de alimentos preferidos, oferecer alimentos com fibras e ricos em carboidratos, enfatizar a importância da alimentação e pesar diariamente o paciente, a fim de verificar a eficácia da terapia instituída.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere a doenças de interesse para a saúde pública, especialmente as transmissíveis causadas por bactérias, julgue os seguintes itens. Doença infecciosa intestinal aguda, a cólera é causada pela enterotoxina produzida pelo Vibrio cholerae e apresenta como sintomas, na sua forma grave, diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, com depleção hídrica e eletrolítica, dor abdominal e cãibras.

Resolva a questão aqui ›