Quanto aos princípios regentes das relações internacionai...

Quanto aos princípios regentes das relações internacionais da República Federativa do Brasil, julgue o item.


Os direitos fundamentais constitucionais deverão prevalecer.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação à constituição da sociologia como campo científico e a suas principais correntes de pensamento, julgue os itens seguintes.

Um dos autores que contribuíram para a construção da sociologia foi Émile Durkheim, que definiu um objeto de estudo e um método de investigação próprios para essa disciplina.

Resolva a questão aqui ›


Um homem de cinquenta e oito anos de idade deu entrada na emergência com quadro clínico de dor intensa em andar superior do abdome que irradiava para dorso e era acompanhada de náuseas, vômitos e febre não medida com termômetro. Os sintomas iniciaram-se havia dois dias e pioraram nas duas horas anteriores à chegada ao hospital. No exame físico, o paciente apresentou dor à palpação de andar superior do abdome, com defesa muscular e distensão abdominal; murmúrio vesicular abolido na base pulmonar esquerda; FC = 124 bpm; PA = 90 mmHg × 60 mmHg; e Tax = 38,2 C. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: leucócitos = 18.400/mm3 com 7% de bastões; ALT = 178 UI/L; amilase = 230 U/L; lipase = 480 U/L; glicose = 240 mg/dL; triglicérides = 183 mg/dL.

Considerando o caso clínico exposto, julgue os itens subsequentes.

A principal hipótese diagnóstica para a causa da pancreatite aguda nesse paciente é hipertrigliceridemia.

Resolva a questão aqui ›


O Ministério da Saúde (2012), de acordo com a legislação vigente, estabeleceu que toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde. Para garantir esse direito:

I. Nas situações de urgência/emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa bem como encaminhá-la para outro serviço no caso de necessidade.

II. Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário, em tempo hábil e em condições seguras para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema.

 III. O encaminhamento às especialidades e aos hospitais, pela Atenção Básica, será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, levando-se em conta a gravidade do problema a ser analisado pelas centrais de regulação.

IV. Quando houver alguma dificuldade temporária para atender as pessoas, é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-las sem discriminação e privilegiando os trabalhadores.

Está correto o que consta APENAS em

Resolva a questão aqui ›