Com relação à ilicitude e às causas de exclusão, julgue o...

Com relação à ilicitude e às causas de exclusão, julgue os itens a seguir.

I As causas de exclusão de antijuridicidade previstas no CP são taxativas.

II As fontes das causas de justificação são a lei, a necessidade e a falta de interesse.

III Os efeitos das causas excludentes de antijuridicidade se estendem à esfera extrapenal.

IV O consentimento do ofendido é causa de exclusão de ilicitude expressa no CP.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O aparecimento de endoleaks é uma das complicações que podem ocorrer após o tratamento endovascular dos aneurismas da aorta abdominal com colocação de stent. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

As endoleaks tipo I e IV devem ser tratadas imediatamente.

Resolva a questão aqui ›


Considerando a figura acima, que apresenta um diagrama UML relacionado ao framework JUnit, julgue os itens seguintes, referentes aos conceitos de teste de software, especialmente relacionados ao JUnit.

No framework JUnit, a anotação (annotation) @Before, usada para prefixar a assinatura de um método de instância de nome X, denota que o método X é um caso de teste.

Resolva a questão aqui ›


Certo paciente jovem é portador de nefropatia por IgA, evoluindo com doença renal crônica estádio final. Foi então indicada diálise peritoneal ambulatorial contínua por persistência de sintomas urêmicos, apesar de diurese residual de 2 L/dia. Após um mês do início do tratamento, o paciente compareceu ao serviço de diálise com dor abdominal difusa há um dia e eritema em orifício de saída do cateter. A avaliação do líquido peritoneal evidenciou celularidade de 80 leucócitos/mm3 com 30% de polimorfonucleares. Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir. Na diálise peritoneal, a ultrafiltração ocorre por difusão do excesso de fluido do plasma para o fluido de diálise.

Resolva a questão aqui ›