João, de quinze anos, e Pedro, de vinte anos, provocam da...

João, de quinze anos, e Pedro, de vinte anos, provocam dano em uma escola pública de Maricá, como rito de iniciação em uma facção. Após averiguados os fatos, verifica-se que João reside com o pai, que exerce de forma exclusiva a guarda de João após acordo em juízo. Outrossim, verifica-se que João recebeu de herança um imóvel, que é alugado, sendo o dinheiro utilizado em suas despesas. O pai de João trabalha como servente de pedreiro. Pedro, por sua vez, não trabalha e reside com os pais. Considerando a hipótese acima, é correto afirmar que:
  • A. Pedro possui responsabilidade única pelo ato praticado, uma vez que assumiu a responsabilidade ao levar consigo incapaz.
  • B. assim como os pais de João, os pais de Pedro são responsáveis pela indenização, uma vez que incorreram em culpa in vigilando.
  • C. comprovada a ausência de recursos dos responsáveis por João, poderá o mesmo responder, sendo que a indenização será equitativa e não poderá privar João do necessário para seu sustento.
  • D. a responsabilidade de Pedro e João é objetiva, e a responsabilidade dos pais de João, subjetiva.
  • E. a mãe de João, mesmo não sendo sua guardiã, também poderá ser responsável pela indenização, em razão do poder familiar.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Qual o número de bits utilizados para formar um endereço IP no IPv6?

Resolva a questão aqui ›


O conhecimento das características das plantas daninhas, dos herbicidas e do sistema de produção é de importância fundamental no manejo dos agroecossistemas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A tolerância resulta da capacidade inata de uma espécie vegetal em suportar aplicações de herbicidas, nas doses recomendadas, sem alterações marcantes em seu crescimento e desenvolvimento.

Resolva a questão aqui ›


Baseado nos saldos das contas apresentados no balancete de verificação, assinale a alternativa que apresenta o saldo da conta Ações em tesouraria.

Resolva a questão aqui ›