Considere a situação hipotética: A Companhia de Água e E...

Considere a situação hipotética:

A Companhia de Água e Esgoto de Figueira é uma sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertence ao município.

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar no 101/2000), para que a companhia seja considerada como uma empresa estatal dependente é necessário que:

  • A. A maioria dos diretores seja nomeada pelo prefeito, depois de sabatinados pela câmara de vereadores e, posteriormente, aprovados pelo conselho de administração da companhia.
  • B. O município realize mensalmente o aporte de recursos para aumento do capital social para que, por exemplo, a companhia realize a aquisição de veículos para o transporte de água potável.
  • C. Realize operação de crédito (empréstimo) com o município, de modo que haja registros no passivo da companhia de obrigações com o ente controlador.
  • D. Receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
  • E. Haja relação de dependência caracterizada pela prestação de serviços exclusivamente ao município, de forma que as receitas estejam concentradas e que sejam dependentes do ente controlador.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um senhor de 45 anos de idade, divorciado há dois meses, desempregado, foi levado ao pronto-socorro após ingerir 15 mg de alprazolam. Apresentava história de tentativa de suicídio antes dos 25 anos de idade, após o término de uma relação. Apresentava ideação suicida e dizia que já sabia como se matar. Tinha intolerância a frustrações, baixo limiar para descarregar agressão, propensão marcante para culpar os outros e indiferença aos sentimentos alheios.

Tendo por referência o caso apresentado acima, julgue os itens seguintes.

Cerca de 40% dos indivíduos que tentam o suicídio já fizeram uma tentativa anterior.

Resolva a questão aqui ›


O circuito acima mostra um amplificador a transistor. Considere que, para esse transistor, • = hFE = hfe = 100 e que VCC = 12 V, R1 = 30 k•, R2 = 15 k•, RC = RL = 4 k• e RE = 3,3 k•. Considere também que todos os capacitores do circuito têm capacitância tão alta que podem ser considerados em curtocircuito para as componentes de freqüência dos sinais que são amplificados. Com relação a esse circuito, julgue os itens que se seguem.

O ganho de tensão do amplificador é igual a 1.

Resolva a questão aqui ›


Um adolescente foi trazido ao serviço de emergência por não poder mais andar. Familiar descreveu que ele estava bem há dez dias quando teve uma “gripe forte”. Depois ele foi ficando cada vez mais fraco das pernas e agora nem mais consegue movimentar os braços.

Exame revela uma pessoa lúcida, com tetraparesia flácida de predomínio crural e paresia facial bilateral tipo periférica. Não há alteração na sensibilidade e nega alteração esfincteriana. Reflexos profundos abolidos e o cutâneo plantar indiferente.

Qual das hipóteses diagnósticas abaixo é a mais apropriada?

Resolva a questão aqui ›