Um estabelecimento comercial prestes a ser inaugurado dep...

Um estabelecimento comercial prestes a ser inaugurado dependia de emissão de determinada licença pelo Município para dar início às suas atividades. A data da inauguração já havia sido adiada algumas vezes, o que fez o empreendedor questionar a conduta da municipalidade,
  • A. pois ainda que se trate de ato discricionário, deve haver motivação e justificativa para a demora na emissão do ato, sob pena do Município poder ser responsabilizado pelos prejuízos que forem causados ao comerciante.
  • B. já que o preenchimento dos requisitos legais exigidos para a concessão da licença confere direito subjetivo ao empreendedor de recebê-la, em razão da natureza de ato vinculado, sendo possível requerer a liberação judicialmente.
  • C. na medida em que requerido o ato administrativo que confere direitos ao administrado e decorrido prazo razoável sem que seja proferida decisão a respeito, opera-se a concordância tácita da Administração pública.
  • D. porquanto o processo administrativo que dá ensejo à emissão de atos vinculados, tais como licenças, alvarás, permissões e autorizações, deve observar os prazos legalmente previstos para todas as fases, de forma que cumpridos todos os requisitos pelos particulares, fica deferida a concessão.
  • E. o que não procede, tendo em vista que em se tratando de ato administrativo, ainda que o ato em si seja de natureza vinculada, a Administração pública decide quando poderá emiti-lo, juízo esse de natureza discricionária e que, portanto, não depende de motivação expressa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No software Adobe Photoshop, versão CS6, instalado em sua configuração padrão, a ferramenta usada para alterar a saturação dos pixels de uma imagem é

Resolva a questão aqui ›


No que se refere à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens seguintes.

A administração pública gerencial preserva o controle de procedimentos apregoado pela burocracia, incrementando-o com indicadores de desempenho.

Resolva a questão aqui ›


A respeito de VPN, listas de acessos, criptografia e mecanismos de autenticação, julgue os próximos itens.

O TACACS (terminal access controller access-control system) é um protocolo de autenticação remota usado para comunicação com servidores de autenticação. TACACS permite que um cliente remoto, sem necessidade de um servidor de acesso, se comunique com um servidor de autenticação para verificar se o usuário tem acesso à rede.

Resolva a questão aqui ›