A consciência jurídica deve levar em conta o delicado b...

A consciência jurídica deve levar em conta o delicado balanço entre a liberdade individual e o governo das leis. No livro A Liberdade. Utilitarismo, John Stuart Mill sustenta que um dos maiores problemas da vida civil é a tirania das maiorias.

Conforme a obra citada, assinale a opção que expressa corretamente a maneira como esse autor entende o que seja tirania e a forma de proteção necessária.

  • A. A tirania resulta do poder do povo como autogoverno porque o povo não é esclarecido para fazer suas escolhas. A proteção contra essa tirania é delegar o governo aos mais capacitados, como uma espécie de governo por meritocracia.
  • B. A deliberação de juízes ao imporem suas concepções de certo e errado sobre as causas que julgam, produz a mais poderosa tirania, pois subjuga a vontade daqueles que estão sob a jurisdição desses magistrados. Apenas o duplo grau de jurisdição pode proteger a sociedade desta tirania.
  • C. Os governantes eleitos impõem sobre o povo suas vontades e essa forma de opressão é a única tirania da maioria contra a qual se deve buscar a proteção na vida social, o que é feito por meio da desobediência civil.
  • D. A sociedade, quando faz as vezes do tirano, pratica uma tirania mais temível do que muitas espécies de opressão política, pois penetra nos detalhes da vida e escraviza a alma. Por isso é necessária a proteção contra a tirania da opinião e do sentimento dominantes.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As súbitas mudanças no tempo que ocorrem na cidade de Santos, sobretudo entre os meses de maio e setembro, são provocadas

Resolva a questão aqui ›


As deficiências imunológicas primárias podem acometer tanto a imunidade humoral quanto a celular. Com respeito à imunodeficiência comum variável, julgue os seguintes itens.

Citopenias e endocrinopatias de origem autoimune podem ser observadas em pacientes com essa doença imunológica.

Resolva a questão aqui ›


Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue os itens seguintes. Para determinada corrente da interpretação e crítica do social, a organização da sociedade deve ser compreendida a partir da reconfiguração da produção intelectual e da produção material.

Resolva a questão aqui ›