Havendo nas capitais de vários Estados da federação ma...

Havendo nas capitais de vários Estados da federação manifestações populares diárias e violentas, com destruição de bens públicos e privados, sempre pedindo a renúncia de determinados mandatários populares, resolveu o Presidente da República, por certo prazo e ouvidos os Conselhos da República e de Defesa Nacional, decretar, nas aludidas capitais, estado de defesa. Em seguida, visando a atender aos reclamos da população, apresentou-se no Congresso Nacional projeto de emenda constitucional, para instituição do regime de governo parlamentarista no país, prometendo-se que a referida emenda estaria votada e decidida antes do fim do aludido estado de defesa, tudo para normalizar a situação no país.

No caso, essa emenda

  • A. não poderia ser apresentada, porque feria cláusula pétrea.
  • B. poderia ser apresentada, mas não sob pressão popular com a prática de atos ilícitos.
  • C. poderia ser apresentada, mas a sua votação deveria seguir o trâmite constitucional normal.
  • D. não poderia ser apresentada, em razão do estado de defesa.
  • E. já nasceu viciada, porque tudo indicava que sua aprovação teria sido decidida antes da sua apresentação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O Brasil é um país com tantos recursos e, no entanto, possui uma enorme massa de gente excluída. É uma profunda injustiça.

Celso Furtado, 2003.

Entre os indicadores sociais e econômicos que atestam essa situação temos, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›


Acerca do processo de adoção, nas condições descritas no texto I, julgue os itens a seguir. Receber cuidados e atenção de terceiros dedicados, além de assistência escolar, como acontece com as crianças que aguardam adoção no EAPI, permite às crianças formar vínculos afetivos duradouros e estáveis, necessários ao desenvolvimento saudável.

Resolva a questão aqui ›


Em uma indústria de produção de certas peças, um procedimento de controle de qualidade foi planejado para garantir que a proporção p de peças defeituosas na produção seja inferior a 8%. A cada dia uma amostra de 4 peças da produção é selecionada ao acaso e com reposição. Se nessa amostra houver mais do que uma peça defeituosa, a produção é parada para ajustes. Se a produção sofreu desajuste e o valor de p passou a ser de 10%, a probabilidade da produção não ser parada é igual a

Resolva a questão aqui ›