Maristela era casada com o prefeito Alcides Ferreira do m...

Maristela era casada com o prefeito Alcides Ferreira do município X, falecido em um acidente de avião em setembro de 2015, no curso de seu segundo mandato. O vice-prefeito de Alcides Ferreira assumiu o cargo. Nas eleições de 2016, Maristela concorreu à prefeitura do Município X e ganhou a eleição. Considerando o entendimento jurisprudencial do STF, Maristela:
  • A. não poderia ser elegível, tendo em vista tratar-se de hipótese de inelegibilidade reflexiva prevista no artigo 14, § 7°, CRFB/88.
  • B. não poderia ser elegível, considerando o teor da súmula vinculante n° 18 do STF.
  • C. poderia ser elegível, vez que a inelegibilidade prevista no § 7o do artigo 14 da CRFB/88 não se aplica aos casos de extinção do vínculo conjugal pela morte de um dos cônjuges.
  • D. poderia ser elegível, uma vez que a CRFB/88 não impede que o cônjuge concorra às eleições na mesma circunscrição por motivo de casamento, parentesco ou afinidade.
  • E. não poderia ser elegível, tendo em vista que a CRFB/88 exige o prazo de 5 (cinco) anos, após o término de mandato, para que o cônjuge concorra às eleições na mesma circunscrição do marido ou ex-marido.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Lea el texto. Identifique la palabra que, en el texto, NO es heterosemántica.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.

A abreviatura de “Vossa Excelência” (l.12-13), forma de tratamento empregada para autoridades em correspondências oficiais, é V. Excia.

Resolva a questão aqui ›


Considere um homem, de 26 anos de idade, portador de distúrbio bipolar e em uso de carbonato de lítio, que refere polidipsia e diurese em 24 horas de 12 litros, com densidade urinária de 1.005. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Nesse paciente, o achado de osmolaridade plasmática levemente elevada e níveis séricos do sódio acima dos valores de referência para o método são compatíveis com o diagnóstico de diabetes insipidus.

Resolva a questão aqui ›