Em relação às excludentes de antijuridicidade e culpab...

Em relação às excludentes de antijuridicidade e culpabilidade, assinale a opção correta.
  • A. Segundo o CP, o agente que repele injusta agressão de um menor ou de um louco não age em legítima defesa, pois essa excludente de antijuridicidade só está presente se a agressão for, além de injusta, ilícita.
  • B. No CP, o estado de necessidade é excludente da antijuridicidade fundada no balanceamento de bens, na comparação entre os bens em jogo, não podendo o bem sacrificado ser mais valioso que o salvo.
  • C. Só é possível a ocorrência da excludente de culpabilidade denominada obediência hierárquica nas estruturas de direito público, pois o tipo não se refere à subordinação existente nas relações privadas entre patrão e empregado.
  • D. A dependência patológica de substância psicotrópica, como drogas, não configura doença mental, ainda que retire a capacidade de entender ou de querer do agente, sendo certo que deve incidir, nessas hipóteses, apenas uma causa especial de redução de pena.
  • E. O erro de proibição, escusável ou inescusável, exclui a culpabilidade do agente, isentando-o de pena.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.

O comércio internacional é peça-chave na economia globalizada dos dias de hoje, de modo que obstáculos diversos interpostos a sua plena realização trazem, em geral, resultados negativos para os países, especialmente em relação a aspectos econômicos e sociais.

Resolva a questão aqui ›


Num caso com probabilidade pré-teste de hipertireoidismo moderada a alta, recomenda-se pedir inicialmente

Resolva a questão aqui ›


Acerca da avaliação e contabilização de investimentos no Brasil e no exterior, julgue os itens seguintes.

Os investimentos que não configurem participação de capital em outra sociedade devem ser avaliados pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor ou para redução do custo de aquisição ao valor de mercado, quando este apresentar valor inferior.

Resolva a questão aqui ›