Em relação ao incidente de resolução de demandas repe...

Em relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas previsto no Código de Processo Civil, analise as assertivas a seguir:

I - É cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver, alternativamente: efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito ou risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

II - A desistência ou o abandono do processo não impede o exame de mérito do incidente, sendo que, nesse caso, se não for o requerente, o Ministério Público deverá assumir sua titularidade.

III - Julgado o incidente, a tese jurídica será aplicada a todos os processos individuais ou coletivos que versem sobre idêntica questão de direito e que tramitem na área de jurisdição do respectivo tribunal, inclusive àqueles que tramitem nos juizados especiais do respectivo Estado ou região, bem como aos casos futuros que versem idêntica questão de direito e que venham a tramitar no território de competência do tribunal, salvo revisão da tese.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Apenas as assertivas I e II estão incorretas.
  • B. Apenas a assertiva I está incorreta.
  • C. Apenas a assertiva II está correta.
  • D. Todas as assertivas estão corretas.
  • E. Não respondida.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Na regulação econômica, uma modalidade caracterizada corretamente é:

Resolva a questão aqui ›


O mandado de segurança, de acordo com o art. 5º, inciso LXIX, da Constituição Federal, é garantia constitucional que visa proteger direito líquido e certo contra atos ilegais ou abuso de poder por parte de autoridade pública. Em matéria tributária, podemos afirmar que, no mandado de segurança,

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens 111 a 116, relativos a movimentos sociais, identidade cultural e pós-modernidade.

O Estado perdeu o seu papel na definição das culturas nacionais porque deixou de diferenciar a cultura do território nacional em face da cultura estrangeira, não mais promovendo a homogeneidade cultural no interior do território nacional.

Resolva a questão aqui ›