Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei...

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990) –, que disciplinou o direito à convivência familiar e comunitária, é CORRETO afirmar o seguinte:
  • A. consumado, sujeito a pena de reclusão ou detenção, contra o próprio filho ou filha, implicará a destituição do poder familiar.
  • B. a criança ou o adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar poderá ser reintegrado à sua família ou colocado em família substituta, por meio de decisão de qualquer autoridade judiciária, com base em relatório do Ministério Público.
  • C. os pais possuem o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores e maiores, sob pena de suspensão ou até perda do poder familiar, a ser decretada judicialmente, na hipótese de seu descumprimento, ainda que haja justificativa.
  • D. a permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de dois anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • E. por meio de autorização judicial, garante-se a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, desde que por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A espectrometria de absorção atômica do vapor frio é um método analítico utilizado para determinar o teor de mercúrio em amostras de água, alimentos, resíduos domésticos, industriais, etc. Uma das características desse método é a(o)

Resolva a questão aqui ›


Os agentes térmicos transferem energia para dentro ou para fora do tecido. Essa transferência de energia pode basear-se em um gradiente de temperatura, como no caso do gelo e do calor, ou na conversão de energia eletromagnética, como ocorre nas diatermias. Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes. A crioterapia é contraindicada em casos de insuficiência circulatória, pele anestesiada e diabetes avançada.

Resolva a questão aqui ›


Um rapaz de 17 anos, agricultor na zona rural, é trazido ao serviço de urgência por causa de vômitos com sangue vivo. Após a estabilização clínica, realizouse ultrassonografia abdominal que revelou fibrose hepática periportal e hepatoesplenomegalia. Qual é a principal hipótese diagnóstica?

Resolva a questão aqui ›