A introdução dos antibióticos na prática clínica, in...

A introdução dos antibióticos na prática clínica, iniciada há cerca de 60 anos, representou um marco no desenvolvimento da cirurgia, pois possibilitou realização de cirurgias mais complexas. Entretanto, as infecções pós-operatórias ainda continuam sendo as complicações mais comuns no paciente cirúrgico.

Com relação aos antimicrobianos utilizados no paciente cirúrgico, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As quinolonas são frequentemente utilizadas no pós-operatório de cães, pois são indicadas para enfermidades do aparelho urogenital.

( ) A cefalotina é uma cefalosporina de 3ª geração comumente utilizada no pré-operatório, pois apresenta atividade contra Staphylococcus.

( ) O meropeném atualmente é um dos antimicrobianos de maior espectro de ação utilizado na clínica, atuando em quase 100% das estirpes bacterianas conhecidas.

( ) O metronidazol é amplamente utilizado nos pacientes cirúrgicos, pois é um agente bactericida e protoaricida, atuando principalmente contra bactérias aeróbicas.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V V F
  • B. F V V F
  • C. V F V F
  • D. V V F V
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Na execução de uma obra de alvenaria, é indispensável que se observem algumas instruções ou cuidados básicos, a fim de garantir a boa qualidade da obra. Em relação a essas instruções, no que se refere ao assentamento dos tijolos, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


A Síndrome de Down é a causa genética mais comum de deficiência mental. Acerca do aconselhamento genético na Síndrome de Down, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Não existe uma classificação geral para ferramentas de corte utilizadas na usinagem dos metais. Entretanto, há uma tentativa de agrupar os diversos materiais empregados como ferramenta de corte baseado em sua dureza e tenacidade. Assinale a alternativa que apresenta alguns materiais empregados como ferramenta de corte em ordem crescente de dureza.

Resolva a questão aqui ›