No que se refere à invalidação do negócio jurídico e

No que se refere à invalidação do negócio jurídico e à prescrição proveniente de ato ilícito, julgue os itens seguintes. Se uma pessoa relativamente incapaz celebrar um negócio jurídico com uma pessoa jurídica, tal negócio firmado não será nulo de pleno direito, mas poderá ser anulado.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Marcos é candidato a vereador no Município Alfa.

Ao fim de um comício, Pedro, na presença de Marcos, ofereceu cestas básicas aos eleitores João e Maria, os quais prontamente aceitaram a oferta e anuíram com o pedido de voto em Marcos, o qual permaneceu presente e em silêncio durante todo o tempo.

Em razão do ocorrido, o Partido Político JHT, que tinha candidatos registrados para concorrer ao cargo de vereador, ajuizou representação, por captação ilícita de votos, em face de Pedro, Marcos, João e Maria. Em momento posterior, ocorreu a eleição e Marcos foi eleito.

À luz da narrativa acima, assinale a afirmativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Considere que, em uma paciente de 16 anos de idade, foi detectada hipercalcemia (Ca = 11,5 mg/dL — VR: 8,6-10,3). Exames realizados subsequentemente mostraram: cálcio = 10,8 mg/dL; PTH = 70 pg/mL (VR: 10-65); calciúria = 80 mg/34h (VR: 150-250); relação cálcio urinário/clerence de creatinina = 0,001. A paciente informa ter um irmão com hipercalcemia e elevação do PTH. Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

Uma provável etiologia da hipercalcemia nessa paciente seria uma mutação inativadora no gene que codifica o receptor sensor do cálcio (CaR).

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, acerca das taxas de juros.

Tomando 1,05 como valor aproximado de , então a taxa efetiva de 80% ao ano corresponde a uma taxa nominal anual de 64% com capitalização mensal.

Resolva a questão aqui ›