Quanto aos limites de despesa com pessoal determinados pe...

Quanto aos limites de despesa com pessoal determinados pela LRF, levando em consideração o entendimento do STF, assinale a opção correta.

  • A.

    A despesa com pessoal em cada período de apuração no estado de Roraima não poderá exceder a 60% da receita corrente líquida.

  • B.

    Se o Poder Judiciário ultrapassar os limites percentuais da LRF para gasto com pessoal, o Poder Executivo poderá reduzir os repasses para adequação às limitações financeiras.

  • C.

    Se a despesa total de pessoal exceder a 95% do limite, é vedada a concessão de vantagem, aumento ou reajuste, ainda que decorrentes de decisão judicial transitada em julgado.

  • D.

    Na hipótese de o Poder Executivo ultrapassar as limitações de gastos com pessoal impostas pela LRF, é facultada a redução temporária da jornada de trabalho dos servidores com adequação dos vencimentos à nova carga horária.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. Os mitos e as narrativas dramáticas de eventos prejudicam a cultura organizacional e devem ser combatidos pelas instâncias de gerência.

Resolva a questão aqui ›


Uma adolescente com doze anos de idade queixa-se de dor do tipo pulsátil, sentida em um dos lados da cabeça, acompanhada de náuseas e, às vezes, de dor abdominal seguida de vômitos. Relata que, precedendo a cefaléia, tem sensação de fraqueza, tontura, enxerga pontos luminosos e sente fotofobia. O episódio costuma durar 30 minutos e, às vezes, 1 hora, melhorando com repouso e sono. Não associa sua queixa a nenhum tipo de alimento nem a qualquer atividade física. O quadro descrito costuma ocorrer com freqüência mensal ou bimensal, e sua mãe apresenta a mesma queixa. A dor melhora com uso dos analgésicos comuns. Freqüenta a escola, onde tem bom desempenho, mesmo considerando o grau de exigência imposto por professores extremamente rigorosos. O exame físico é normal, incluindo a avaliação neurológica. Hemograma, EAS e pressão arterial normais.

Com base no quadro clínico descrito acima, julgue os itens que se seguem.

A presença de dor abdominal, nos episódios descritos pela adolescente, não faz parte dos elementos semióticos associados à cefaléia da enxaqueca e deve ser considerada indicativa de outra doença.

Resolva a questão aqui ›


No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.

Historicamente, a proposta pedagógica higienista, que tinha como lema mens sana in corpore sano, apareceu no panorama da educação física brasileira antes da tendência esportivista.

Resolva a questão aqui ›