Newcastle é uma enfermidade aguda, infectocontagiosa vira...

Newcastle é uma enfermidade aguda, infectocontagiosa viral, causada por RNA‐vírus do gênero Avulavirus. De distribuição mundial e altamente contagiosa, acomete aves domésticas e silvestres e, também, o homem, impactando economicamente na avicultura e se tornando um problema de saúde pública. Em aves, as manifestações clínicas respiratórias, nervosas, diarreia, edema da cabeça e mortalidade variam conforme a patogenicidade do vírus. A Instrução Normativa 32/2002, da Secretaria de Defesa Agropecuária, estabelece as normas técnicas de vigilância, controle e erradicação da doença de Newcastle e da influenza aviária. Quanto às normas constantes na IN nº 32/2002 – SDA/MAPA, analise as afirmativas.

I. Estabelece o sacrifício de todas as aves com o diagnóstico positivo dentro do estabelecimento.

II. Realiza a imediata investigação no estabelecimento, após a denúncia ou notificação, conduzida por um médico veterinário do serviço oficial.

III. Restringe a movimentação de aves e seus produtos em uma área na Zona de Proteção de 3 km e transfere os animais de uma Zona de Vigilância de 10 km em torno do estabelecimento infectado.

IV. Estabelece o controle da movimentação de pessoas nas áreas de risco.

Estão corretas apenas as afirmativas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis