Sobre a gênese e evolução histórica da assistência judici...

Sobre a gênese e evolução histórica da assistência judiciária, considere as seguintes assertivas:

I. Não obstante sua natureza liberal-burguesa, a Revolução Francesa pode ser considerada importante marco na gênese e evolução da assistência judiciária ao afirmar a igualdade formal de todos perante a lei, afirmação que contribui decisivamente para consolidar a função protetiva do Estado.

II. A lei francesa de 1851 sobre assistência judiciária constituiu importante avanço na evolução da assistência judiciária, pois substituiu o dever honorífico de prestar assistência judiciária pelo dever jurídico.

III. Nos Estados Sardos havia a Defensoria dos pobres, que funcionava como instituto governamental na medida em que os advogados responsáveis pela defesa dos pobres e fiscalização de prisões eram pagos pelo Estado e considerados funcionários públicos.

IV. Na Roma pré-imperial, quando o cliente era chamado pela justiça da cidade seu respectivo senhor ou patrono era obrigado a defendê-lo, devendo revelar ao cliente as fórmulas misteriosas da lei que levaria este a ganhar a sua causa, e isto porque o cliente ligava-se ao senhor pelo laço de parentesco por tomar parte na religião da família.

Estão corretas APENAS

  • A. III e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O ambiente de deposição mais extenso e mais duradouro é o marinho, que consiste no destino final de todos os sedimentos, em especial dos sedimentos detríticos. Acerca de sedimentação marinha, julgue os itens subsequentes.

Os sedimentos relíquias são assim denominados por serem característicos de ambientes de sedimentação que favoreceram a concentração de recursos minerais.

Resolva a questão aqui ›


Acerca de ergonomia, julgue o item abaixo.

Para o estudo de ergonomia, o maior obstáculo que um arquiteto pode encontrar é a definição de um padrão tipo para definir dados e tamanhos gerais pois as dimensões reais das pessoas variam segundo idade, sexo e raça.

Resolva a questão aqui ›