Entre as diversas ações que integram o sistema de seguri...

Entre as diversas ações que integram o sistema de seguridade social brasileiro, está previsto que cabe garantir benefício mensal

  • A.

    de um salário mínimo à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, independentemente de prova de exercício de trabalho ou contribuição previdenciária anteriores.

  • B. de um salário mínimo à pessoa portadora de deficiência e ao idoso, desde que o beneficiário comprove ter vertido um mínimo de contribuições previdenciárias anteriormente, já que todos devem contribuir para o financiamento do sistema.
  • C.

    de um salário mínimo à pessoa portadora de deficiência e ao idoso, independentemente de ter havido contribuição previdenciária anterior, mas desde que o beneficiário comprove ao menos ter trabalhado por um número mínimo de meses ao longo de sua vida, já que, sem trabalho, não pode haver proteção do sistema.

  • D.

    de valor variável, sempre de acordo com as médias das contribuições previdenciárias pessoalmente vertidas, independentemente de se tratar de portadores de deficiência ou idosos e ainda que o benefício resulte em valor inferior ao do salário mínimo, já que se impõe a preservação do equilíbrio financeiro e atuarial do sistema.

  • E.

    à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, no valor variável de um quinto do salário mínimo, para os que nunca contribuíram, e de pelo menos um salário mínimo para os que comprovem ter trabalhado e contribuído por um período mínimo de anos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma paciente com 32 anos de idade queixa-se de zumbido e perda de audição no ouvido direito. Tem sensação de desequilíbrio constante tanto ao movimentar em uma mesma posição quanto ao deslocar-se. A perda de audição tem piorado ao longo do tempo. Ela teve perda súbita de audição no ouvido direito uma vez e a perda súbita foi revertida por corticóides em altas doses. Audiometria mostrou perda neurossensorial moderada a severa à direita, com audição normal no ouvido esquerdo.

Com relação a essa situação clínica, julgue os itens seguintes.

No quadro descrito, o clínico deve pensar em um neurinoma de acústico.

Resolva a questão aqui ›


A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma enfermidade degenerativa que acomete os neurônios motores, causando perda funcional importante. O paciente com diagnóstico de ELA pode apresentar complicações respiratórias significativas, que, quando não tratadas, podem causar deterioração da qualidade de vida e levar a óbito. Com relação aos conceitos atuais da fisiologia respiratória e da terapia respiratória aplicados à situação de pacientes com tal diagnóstico, julgue os itens a seguir. Nos referidos pacientes, a hipoxemia é causada por alteração na relação ventilação-perfusão.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da criação de bovinos, ovinos e caprinos, julgue os itens subseqüentes.

No Nordeste brasileiro, a principal finalidade da criação de ovinos é a produção de lã.

Resolva a questão aqui ›