José e Cláudio, penalmente imputáveis, adentraram uma loj...

José e Cláudio, penalmente imputáveis, adentraram uma loja de produtos eletrônicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de lá, subtraíram diversas mercadorias. Após deixarem o local, um vigilante acionou a polícia e, em diligências nas proximidades, logrou-se a prisão de José, o qual, além de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cláudio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, só foi encontrado meses depois, quando já havia vendido, por preço abaixo do mercado, as mercadorias para Antônio, responsável penalmente.

Com relação à situação hipotética apresentada acima, julgue os seguintes itens.

Sendo demonstrado na esfera policial que os produtos eletrônicos subtraídos por José e Cláudio eram de origem ilícita, fica afastada a tipicidade de qualquer delito patrimonial.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.

Para facilitar a localização dos documentos, o assistente administrativo, além de separá-los por classe, deve ordenálos dentro de cada pasta, caixa, gaveta ou outra embalagem que for utilizada. Para isso, ele deve utilizar os chamados métodos de arquivamento ou métodos de ordenação, entre os quais identificam-se o método alfabético, o numérico, o cronológico e o geográfico.

Resolva a questão aqui ›


Uma senhora de 70 anos de idade foi levada para atendimento médico emergencial em decorrência de náuseas, vômitos e sonolência há 10 horas. Ela informou ao médico que há 4 dias estava apresentando diarréia aquosa, com grande volume de fezes, sem sangue, com muco, com cerca de 20 evacuações por dia, sem febre. A avaliação clínico-laboratorial permitiu ao médico assistente fazer os diagnósticos de desidratação e insuficiência renal aguda do tipo pré-renal. O eletrocardiograma convencional realizado na admissão mostrou taquicardia sinusal com períodos de ritmo idioventricular acelerado, freqüência ventricular média de 100 bpm, alargamento do intervalo QRS e ondas T simétricas, apiculadas e de grande amplitude.

Com base nessa situação clínica, julgue os itens seguintes.

A constatação de osmolalidade urinária maior do que 500 mOsm/kg de peso corporal, fração excretada de sódio urinária (FENa) < 1% e exame de urina (EAS) sem alterações significativas é compatível com a condição nefrológica descrita.

Resolva a questão aqui ›


Com relação às aplicações de SIG em estudos hidrogeológicos e dos métodos para determinação da vulnerabilidade, julgue os itens seguintes.

Os métodos de determinação da vulnerabilidade aplicam-se, particularmente, a aquíferos intergranulares e fraturados; entretanto, existem métodos específicos para sistemas aquíferos cársticos.

Resolva a questão aqui ›