Acerca das noções elementares de direito penal, indispens...

Acerca das noções elementares de direito penal, indispensáveis aos profissionais de segurança, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Um vigilante, ao reprimir a prática de roubo no estabelecimento em que trabalha, atirou contra um dos criminosos, ceifando-lhe a vida. Nessa situação, poderá o vigilante, no curso do processo criminal decorrente da morte do meliante, alegar em sua defesa causa de excludente de ilicitude.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

“Zelar pela preservação da documentação e informação institucional”. Essa competência, prevista no Estatuto da Fundação Ezequiel Dias, é atribuída à:

Resolva a questão aqui ›


Com o auxílio das informações contidas no texto acima, julgue os itens que se seguem, considerando o quadro histórico brasileiro que antecede a 1930, o que caracteriza a Era Vargas (1930-945) e o que imediatamente lhe sucede.

Ao chegar ao fim, com a derrota do totalitarismo nazifascista, para a qual o Brasil dera sua contribuição, a Segunda Guerra Mundial consolidou o prestígio político de Vargas e ampliou sensivelmente sua base social de apoio. Sua renúncia foi, portanto, muito mais um ato de vontade pessoal do que propriamente fruto de ação de adversários, da ampliação do sentimento oposicionista na sociedade ou do ambiente favorável às liberdades que se respira em boa parte do mundo.

Resolva a questão aqui ›


A respeito de projetos de portos de hidrovias e de pontes, bem como de infraestrutura civil para transmissão de energia elétrica, julgue os itens seguintes.

Os desenhos do projeto de cais portuários devem incluir levantamento planialtimétrico do terreno, batimetria da área de influência, projeto de estacas subaquáticas e projeto de estrutura de concreto dos atracadouros de navios de grande calado.

Resolva a questão aqui ›