Assinale a opção correta acerca da Federação....

Assinale a opção correta acerca da Federação.

  • A.

    As matérias de competência privativa da União podem ser delegadas por meio de lei complementar que autorize os estados a legislar sobre temas específicos nela previstos.

  • B.

    São requisitos para que os estados se incorporem, se subdividam ou se desmembrem para se anexarem a outros ou para formarem novos estados a aprovação da população diretamente interessada, mediante plebiscito, e lei complementar estadual aprovada pela maioria absoluta das casas legislativas dos estados envolvidos.

  • C.

    A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios devem preservar a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, serão feitos por lei estadual, obedecidos os requisitos de lei complementar estadual, e dependem de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas.

  • D.

    Não existem, na atualidade, territórios federais no Brasil. Nada impede, entretanto, que voltem a ser criados sob a forma de distritos federais, dotados de autonomia política, mas não administrativa e financeira, constituindo entes sui generis do Estado Federal.

  • E.

    Os estados podem, mediante decreto governamental, no período determinado por lei complementar federal, instituir regiões metropolitanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Na atualidade, exige-se que o profissional de Serviço Social inserido em grandes empresas

Resolva a questão aqui ›


A figura acima representa um esquema de predominância de ferro e de seus óxidos na presença de monóxido de carbono na mistura binária monóxido de carbono/dióxido de carbono em função da temperatura, sob pressão de 1 atm. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

O ferro metálico é a forma predominante em altas temperaturas na presença majoritária de dióxido de carbono.

Resolva a questão aqui ›


Vários são os métodos de melhoramento genético aplicados às diversas culturas de importância econômica. O melhoramento de plantas alógamas baseia-se principalmente na exploração do vigor híbrido e no aumento da freqüência de genes favoráveis, enquanto o melhoramento de plantas autógamas baseia-se principalmente na obtenção de linhas puras e, muitas vezes, na exploração do vigor híbrido. Acerca do melhoramento de plantas, julgue os itens seguintes.

O objetivo final de um programa de melhoramento genético de plantas olerícolas que apresentam propagação vegetativa é a obtenção de uma única planta (um único genótipo) com características desejáveis.

Resolva a questão aqui ›