Ricardo, pai adotivo de Sérgio, irmão de Tiago e casado...

Ricardo, pai adotivo de Sérgio, irmão de Tiago e casado com Sara, governador de estado e reeleito para um segundo mandato, visando a candidatar-se para o mandato de senador pelo mesmo estado, renunciou ao mandato de governador sete meses antes das eleições legislativas, razão por que Alberto, vicegovernador, assumiu o cargo de governador.

Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta e com base no que dispõe a CF.

  • A.

    Sérgio, por não ser filho biológico de Ricardo, pode candidatar-se para suceder seu pai no cargo de governador de estado.

  • B.

    Se eleito para o mandato de senador, Ricardo não poderá, nas eleições seguintes, candidatar-se novamente ao cargo de governador de estado, porque já o exerceu por dois mandatos consecutivos.

  • C.

    Ricardo ao renunciar ao mandato de governador para desincompatibilizar-se, afastou a inelegibilidade relativa por motivos funcionais.

  • D.

    Alberto não poderá candidatar-se à reeleição para o cargo de governador de estado.

  • E.

    Sara, por ser mulher de Ricardo, é absolutamente inelegível para todo e qualquer cargo político.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A função básica de uma tubulação é transportar fluidos de um local a outro. A respeito de tubulações, julgue os itens que se seguem.

Válvulas de retenção permitem o fluxo de fluido em ambos os sentidos.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens abaixo à luz da legislação que rege a PARANAPREVIDÊNCIA.

O acometimento do mal de Paget (osteíte deformante) será razão suficiente para aposentar-se por invalidez permanente com proventos integrais.

Resolva a questão aqui ›


Considerando as figuras acima, julgue os itens que se seguem, acerca dos aplicativos Word 2003, Excel 2003, PowerPoint 2003 e BrOffice.

A média aritmética dos números de projetos dos 4 estados considerados na planilha mostrada pode ser calculada usando-se a fórmula = (soma(B2:B5)/4).

Resolva a questão aqui ›