O município de Vila Velha realizou concurso público para...

O município de Vila Velha realizou concurso público para provimento de cargos públicos, estabelecendo que o prazo de validade para esse concurso seria de um ano, prorrogável pelo mesmo período, se houvesse interesse da administração. Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

O referido concurso é uma espécie de licitação realizada na modalidade melhor técnica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Paciente idosa de 78 anos, analfabeta, é levada ao médico pela filha que está preocupada pois refere que paciente está muito esquecida e desatenta. Paciente nega comorbidades, não faz uso de nenhuma medicação, ficou viúva há 6 meses, não tendo mais vontade de sair de casa desde então; porém continua fazendo as suas atividades domésticas e auto-cuidado sem dificuldades. No consultório o médico realizou o teste de fluência verbal (paciente conseguiu falar 13 animais em 1 minuto) e o mini exame do estado mental (paciente fez 22 pontos). Realizada também a escala de depressão geriátrica (paciente fez 6 pontos). Assinale a alternativa correta quanto ao quadro acima:

Resolva a questão aqui ›


Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue os itens a seguir.

O modelo burocrático proposto por Weber se tornou inadequado para a administração pública, visto que apresentou, com o decorrer do tempo, contornos de ineficiência, atrasos, confusão, autoritarismo e privilégios.

Resolva a questão aqui ›


Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.

O jornalista é responsável por toda informação que divulga, ainda que o seu trabalho tenha sido alterado por terceiros hierarquicamente superiores; situações como essa legitimam o princípio da obediência devida na profissão.

Resolva a questão aqui ›