Assinale a alternativa correta:...

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Em sede de contrato administrativo, tem-se admitido, além da força maior, outros três tipos de áleas ou riscos que o particular enfrenta quando contrata com a Administração. São eles a álea ordinária ou empresarial, a álea administrativa e a álea econômica.

  • B.

    A rescisão do contrato administrativo, consoante a nova dicção legal, comporta quatro tipos: pode a rescisão ser unilateral; pode ser amigável; pode ser ainda determinada por laudo arbitral e finalmente, pode a rescisão do contrato administrativo se dar na via judicial.

  • C.

    Dois são os elementos que diferenciam o instituto da "concessão" do da "permissão" dos serviços públicos. O primeiro se encontra na forma de constituição, pois a concessão decorre de acordo de vontades, enquanto a permissão é ato unilateral. O segundo se verifica naquilo que se convencionou designar de "precariedade", existente na concessão e não na permissão.

  • D.

    "Taxa" é a remuneração paga pelo usuário de serviço público (particular), quando tal serviço é prestado, mediante concessão, por empresa vencedora de certame licitatório, para que o execute em seu próprio nome, por sua conta e risco.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um socorrista carrega o desfibrilador e outro reinicia as compressões torácicas até o dispositivo estar pronto para desfibrilar. Realiza-se prévio aviso para todos se afastarem e, imediatamente após o choque, as compressões torácicas devem ser reiniciadas, mantendo-as continuamente por:

Resolva a questão aqui ›


No que concerne ao papel do enfermeiro na prevenção e no controle de infecções hospitalares, julgue os itens a seguir.

Falhas no processo de esterilização de materiais podem gerar elevação na taxa de infecção hospitalar.

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de 32 anos de idade compareceu a um ambulatório de nefrologia referindo quadro de edema em região periorbital e de membros inferiores há 15 dias, associado a espumúria. Nega hematúria macroscópica ou febre. Relata ainda aumento de níveis pressóricos nesse período. Nos últimos dois meses, vem apresentando dor articular. Nega comorbidades prévias ou uso de medicamentos. Nos exames solicitados, apresenta: Hb = 12 g/dL; leucócitos = 5.000; plaquetas = 160.000; ureia = 45 mg/dL; creatinina = 0,9 mg/dL; potássio = 4,5 mEq/L; proteinúria de 24 horas = 3,6 g; albumina = 3,0 g/dL; EAS com proteinúria +4, leucócitos 10.000 e hemácias 5 p/c (VR = até 5 p/c); FAN = 1/160 pontilhado fino; anti-DNA negativo; C3, C4 e CH50 normais; pANCA e cANCA não reagentes; sorologias para hepatite B, C e HIV NR; e VDRL não reagente. Ao exame físico, a paciente encontra-se corada, hidratada, com ausculta cardíaca e respiratória normais, com PA = 140 mmHg x 90 mmHg, FC = 68 bpm, FR = 15 imp e saturação de O2 = 98% em ar ambiente. A paciente foi submetida a biópsia renal, que evidenciou, na microscopia óptica, espessamento da membrana basal glomerular (MBG) e formação de espículas, com depósitos subepiteliais em MBG, e, na imunofluorescência, evidenciou depósitos granulares difusos de IgG, IgM, IgA, C3 e C1q em alças capilares. A pesquisa de anti-PLA2R foi negativa.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico mais provável para esse paciente é de glomerulonefrite membranosa primária.

Resolva a questão aqui ›