Substantivos – Classe gramatical e Classificações

Os substantivos são talvez a maior das classes de palavras, ou classes gramaticais, como prefira chamar (os dois são corretos), servem para nomear seres.

 

Aliás, você já deu uma olhadinha no que são as classes gramaticais? Entenda as 10 classes gramaticais olhando nosso post explicando isso, isso vai te ajudar a entender várias coisas que vamos te explicar a seguir.

Entenda agora como os substantivos se subdividem, pois essa classe faz isso de acordo com as funções desempenhadas por essas palavras dentro dos textos, de acordo com a formação ou com o significado.

Eles podem ser:

COMUNS OU PRÓPRIOS: 

 

Comuns: nesse grupo estão todos os nomes que se referem a seres de uma mesma espécie, sem quantidade explicitada, nem especificidade de nome.

Ex: Homem, mulher, jacaré, cachorro.

 

Próprios: ao contrário do grupo anterior, nesse grupo estão os substantivos que nomeiam seres especificamente, um ser único.

Ex: João, Maria, Toby.

 

OBS: Os substantivos próprios são sempre escritos com inicial Maiúscula.

 

SIMPLES OU COMPOSTO

 

Essa classificação diz respeito ao radical que compõem o nome. Talvez você precise relembrar que o radical de uma palavra é a parte dela que constitui sua raiz familiar, é a partir dessa palavra que se derivam as demais da mesma “família”.

Sendo assim, esse grupo possui duas vertentes:

Simples: substantivos que possuem apenas um radical.

Ex: flor, árvore, gaveta.

 

Compostos: se forem originados a partir de mais de um radical (ou seja, mais de uma família de palavras).

Ex: agu/ardente, guarda-roupa.

Nesse caso temos água+ ardente; guardar + roupa.

 

CONCRETO OU ABSTRATO

Concretos são os substantivos que possuem independência existencial, portanto não dependem de outro ser para existir, isso independe de serem imaginários ou não. Por exemplo:

Bruxa, catavento, sol, lua, pessoas.

 

Abstratos, ao contrário do anterior, são os substantivos que dependem de outro ser para existir. Ou seja, eles só terão existência se algum fato anterior ocorrer. Veja o exemplo:

  1. Corrida (só vai existir se houverem pessoas correndo);
  2. Assassinato (só vai ocorrer se alguém for assassinado).

 

PRIMITIVO OU DERIVADO

Primitivos são os substantivos que dão origem a novas palavras a partir de seu radical, ou seja aqueles que dão origem a toda uma família de palavras. Por exemplo:

Flor (da qual podem fazer-se florzinha, florido, floral)

Vento (palavra que dá origem à ventania, ventilador)

 

Derivados são os substantivos que foram originados de outras palavras, portanto o contrário dos anteriores, por exemplo:

  1. Florzinha (de flor);
  2. Florido (de flor);
  3. Ventania (de vento);
  4. Folhado (de folha).

 

COLETIVOS

São aqueles que designam grupos de seres que partilham de sua existência em conjunto ou que me conjunto praticam uma ação.

Ex: Enxame (grupo de abelhas, moscas)

Cardume (grupo de peixes)

Constelação (grupo de estrelas)

 

OBS: Fique atento ao plural dos substantivos, eles também aparem muito nas provas de concurso. Aprenda aqui com a gente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *