Dicas de Cursos e Concursos Gratuitas
Princípios dos contratos individuais e coletivos no direito do trabalho
Para o estudo do direito do trabalho o conhecimento de seus princípios são essenciais para nortear a matéria. O estudante deve tê-los em mente na hora da prova para ajudar na interpretação de qualquer questão, tanto de concurso público como da OAB.
Princípios dos contratos individuais
- Princípios da proteção: este princípio subdivide-se em:
- Unicidade sindical - Artigo 8º, II da CF: é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município. Dispõe sobre a abrangência dos sindicatos, sendo que a área mínima de abrangência é de um município.
- Registro em órgão competente – MTE. No registro se coloca a abrangência.
- Contribuição sindical compulsória – artigo 582 CLT: Os empregadores são obrigados a descontar, da folha de pagamento de seus empregados relativa ao mês de março de cada ano, a contribuição sindical por estes devida aos respectivos sindicatos.
- Estado interferindo na administração do sindicato.
- 1º A diretoria elegerá, dentre os seus membros, o presidente do sindicato.
- 2º A competência do Conselho Fiscal é limitada à fiscalização da gestão financeira do sindicato.
- 3º - Constituirão atribuição exclusiva da Diretoria do Sindicato e dos Delegados Sindicais, a que se refere o art. 523, a representação e a defesa dos interesses da entidade perante os poderes públicos e as empresas, salvo mandatário com poderes outorgados por procuração da Diretoria, ou associado investido em representação prevista em lei.

Diego Monteiro - Fundador
Siga-me no Instagram @diegomonteirodfNavegue por mais dicas